Alunos do Wolfram falam sobre projeto no qual conheceram o trabalho dos vereadores
Moraes explicou que trouxe os alunos diversas vezes ao Palácio 5 de Abril, sede do Legislativo, para assistir às sessões e para conhecer os gabinetes dos vereadores. O professor de História frisou ainda que, por intermédio de Naasom Luciano (PT) e Patrícia Beck (PTB), o grupo se reuniu com responsáveis pela Segurança, o que resultou na conquista de uma viatura permanente para fazer ronda próximo ao colégio. “Recentemente, fomos por conta própria. Desta vez, para agradecer o policiamento que está sendo realizado”, relatou. As alunas Nikoly Lourenço e Maksine Baldin também utilizaram a tribuna para relatar o que aprenderam com a experiência. Segundo elas, a sua maneira, cada parlamentar desenvolve um trabalho junto à comunidade.
O professor afirmou que o trabalho foi tão bem aceito, que muitos pais acabaram se engajando e assistindo às sessões pela TV Câmara, quando o canal estava disponível à população. Entre os assuntos abordados nas entrevistas realizadas com os vereadores estavam saúde, segurança e educação. “A participação da família foi essencial, pois hoje é muito difícil inserir os pais no contexto educacional.”
Ricardo se emocionou ao falar sobre o seu envolvimento com a educação. E destacou ainda que o objetivo do projeto não foi proporcionar uma atuação partidária, mas sim incentivar uma conduta cidadã, o respeito às diferenças, a importância da participação de todos e de não se fazer pré-julgamentos.
Fala dos vereadores
Naasom disse estar muito feliz por poder presenciar um momento como esse. “Vivemos hoje uma crise de identidade dos políticos em todo o País, mas sabemos que a democracia depende de uma construção coletiva, de moralizar os espaços dos legislativos, dos executivos e do judiciário.” O vereador sugeriu estender o projetos a outras instituições por meio da Escola do Legislativo da Câmara hamburguense.
Sergio Hanich (PMDB) citou pesquisas que apontam que 70% das pessoas não se interessam por política. “Por isso é muito importante que os jovens se envolvam com o tema.”
Patrícia ressaltou a importância das pessoas conhecerem aqueles que os representam, porque infelizmente os bons pagam pelos maus políticos. “Na reunião que intermediei com os agentes da segurança, o mérito foi da comunidade escolar que não se calou na busca dos seus direitos.”
Raul Cassel (PMDB) disse que o projeto quebra o paradigma de que os jovens não têm interesse pela política. “Basta instrumentalizá-los.” Frisou, ainda, que o mesmo acontece com os professores, que se tiverem condições podem ajudar a politizar as novas gerações.
Roger afirmou que os meios de comunicação são responsáveis por construir a crença de que os políticos são todos iguais. Daí vem a necessidade de se falar sobre política na escola.
Professor Issur Koch (PP) afirmou que a escola foi além, pois superou as inúmeras dificuldades que as entidades da rede estadual enfrentam.
Já Gerson Peteffi (PSDB) disse que, nesses mais de 20 anos de atuação parlamentar, se sente realizado como político e cidadão ao ver um trabalho como esse.
Antonio Lucas (PDT) acredita que o projeto pode servir de exemplo para os professores da rede municipal. Enio Brizola (PT) destacou que cada vez mais estão se criando movimentos de pessoas que se importam com as coisas da sociedade. Ele sugeriu que os parlamentares enviem moção à Secretaria de Educação do Estado congratulando o trabalho do professor Ricardo.
O presidente Enfermeiro Vilmar (PR) parabenizou o professor pela iniciativa. Ele colocou a Casa Legislativa à disposição dos alunos e reafirmou a ideia da Câmara, por meio da Escola do Legislativo, oferecer atividade semelhante aos estudantes do Município.
O educador finalizou informando que a turma está elaborando um jornal com as entrevistas e todo o material produzindo ao longo do projeto.