Alunos de escola técnica visitam o Legislativo

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h59
28/11/2014 - Na manhã desta sexta-feira, 28, o Plenário da Câmara virou sala de aula. Os alunos do curso de Administração da Escola Técnica QI visitaram o Legislativo para conhecer mais a atuação dos vereadores e a rotina do parlamento municipal. Os estudantes foram recepcionados pelo presidente da Casa, Naasom Luciano (PT), e pela diretora Fernanda Luft.

Naasom falou sobre a diferença entre os poderes, as questões políticas que envolvem o trabalho do Legislativo e sobre o papel dos vereadores. O parlamentar explicou que essa iniciativa já era idealizada pela Escola do Legislativo, que foi lançada no mês passado, para utilizar a sexta-feira para receber a comunidade e alunos das escolas.  “Um dos enfoques da Escola do Legislativo é essa parte da cidadania, e é muito satisfatório os próprios alunos serem voluntários nessa iniciativa. Achei importante participar da visita para dar a eles um pouco da visão do trabalho e do dia a dia do vereador”, conta.

A diretora da Casa, Fernanda Luft, ainda explicou aos alunos como acontece a tramitação dos projetos, como são as sessões plenárias e como as pessoas podem participar das decisões do Legislativo.

A professora Diana Ogottschalck, que ministra a disciplina de Direito e Legislação, disse que esse processo foi construído junto aos alunos. “Eles não conheciam o funcionamento dos três poderes e ainda tinham uma visão distorcida do que é atribuição do prefeito e o que é função do vereador, confundindo ambos. Alinhar a teoria da sala de aula com a prática de vir aqui conhecer é importante para o aprendizado deles”, explicou ela.

Visitando pela primeira vez a Casa do Povo, a aluna Daniele Camargo contou que antes não sabia como participar da vida pública da cidade e que “é importante conhecer o trabalho dos vereadores para saber o que é decidido e cobrar melhorias para os bairros". "Nem sempre conseguimos nos informar sobre tudo que é feito”, acrescentou.

A Câmara está sempre aberta à comunidade para quem tiver interesse em conhecer a rotina dos trabalhos legislativos. Para isso, é só entrar em contato pelo telefone 3594-0500 e marcar a visita.