Alunos da Escola QI conhecem o Legislativo
A diretora da Casa aproveitou o momento para esclarecer aos alunos o que é o Poder Legislativo, o que fazem os vereadores e explicou a diferença entre os três poderes independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Fernanda ainda informou sobre as eleições proporcionais.
Maicon utilizou o processo de impeachment como exemplo para abordar como os três poderes atuam. “Este é um momento histórico para a democracia do País. Agora a Câmara dos Deputados (Legislativo), pressionada por parte da população, tenta validar um processo de impeachment da Presidente da República (Executivo) e o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) interfere observando as questões técnicas e constitucionais”, disse. Os pedidos de providências dos vereadores ao Executivo, o funcionamento da tramitação de projetos de lei na Casa e a diferença entre as sessões plenárias, solenes, comunitárias e extraordinárias também foram temas abordados pelo coordenador.
A diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina, relatou as experiências com palestras e cursos que foram realizados em 2015 na Câmara e disse que a escola tem a finalidade de aproximar a comunidade da Casa Legislativa. “O Poder Legislativo tem o dever de informar as pessoas e por isso criamos aqui a Escola do Legislativo, com o objetivo de instruir cidadãos e servidores com cursos e palestras. Precisamos promover conhecimento e cultura. A escola deverá também qualificar servidores e vereadores para que estes atendam melhor a comunidade”.
A professora Diana Gottschalck, que ministra a disciplina de Direito e Legislação, falou sobre a experiência no Legislativo: “É o segundo ano consecutivo que trago os alunos. Hoje foi muito esclarecedor, superou as expectativas.”
A Câmara está sempre aberta à comunidade para quem tiver interesse em conhecer a rotina dos trabalhos legislativos. Para isso, é só entrar em contato pelo telefone 3594-0500 e marcar a visita.