Alexandre Tonel é homenageado por seus 30 anos de dedicação ao skate
“Acredito que todo e qualquer reconhecimento é pouco pelos 30 anos de dedicação de Alexandre Tonel”, declarou Issur ao ocupar a tribuna. O parlamentar lembrou que Tonel é fundador da primeira associação de skate em Novo Hamburgo, a mais antiga ainda em atividade no país. Segundo Issur, o trabalho de Tonel foi fundamental para o desenvolvimento dessa prática esportiva no Município e no Estado. O vereador comentou que o skate ao longo dos anos sofreu vários altos e baixos e que nos anos 80 a cidade era referência no país nessa área, inclusive tinha uma série de fábricas dedicadas a esse segmento (tênis, skate, rolamentos, etc). Issur disse ainda que os skatistas durante um tempo foram estigmatizados e que Tonel foi responsável por romper barreiras e ajudar a afastar o preconceito dessa modalidade esportiva. Como parte da homenagem, foi exibido um vídeo com os momentos mais marcantes da história do esportista. Além disso, o vereador leu trechos de uma matéria da Revista Upper Skate Doc, que tratava da importância de Tonel para o esporte.
Emocionado, ao ocupar a tribuna, Alexandre Tonel agradeceu aos pais e a sua ex-mulher pelo apoio. Ele relatou que tanto o seu pai quanto sua mãe viveram muitas dificuldades na infância, tendo inclusive passado fome, mas sempre se mantiveram íntegros. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer várias personalidades que auxiliaram de alguma forma a sua carreira e o desenvolvimento do skate no Município. Entre elas, estão Ernest Sarlet, que dirigiu a Fundação Evangélica, onde Tonel estudou, e o prefeito Atalíbio Foscarini que fez parceria com a marca Kick, que deu origem à primeira pista de skate em Novo Hamburgo. Tonel mencionou ainda que por dois anos Novo Hamburgo foi a capital nacional do esporte.
Reconhecimento dos vereadores
Roger Corrêa (PCdoB) destacou a importância desse reconhecimento, deixando de lado qualquer preconceito. O vereador disse que o esporte promove saúde, amizade e, especialmente, deve ser lembrado por gerar renda e emprego, além de ter sido responsável por dar notoriedade ao Município. O vereador citou que no dia 6 de maio de 2013 aconteceu audiência pública para debater o papel do skate no desenvolvimento social e econômico de Novo Hamburgo. Ele disse ainda que há dois anos luta pela reforma da pista da Dimello, lamentando que faltem equipamentos públicos para a prática do esporte. “Precisamos pensar e olhar o esporte do ponto de vista do desenvolvimento econômico”, afirmou Roger. Ele acrescentou que o skate terá sua estreia nas Olimpíadas do Rio de Janeiro - 2016 como esporte de apresentação, e deverá ser esporte oficial em 2020.
Fufa Azevedo (PT) parabenizou o Issur pela iniciativa e ressaltou a necessidade de se deixar de encarar o esporte e a cultura como atividades alternativas, que precisam de uma atitude caridosa. Ele lembrou que nos países desenvolvidos essas questões são prioritárias. O vereador reiterou que o esporte não pode mais ser visto apenas como uma atividade educativa, de saúde e de lazer, precisa ser valorizado pelo seu potencial econômico. Se o skate, atualmente, é encarado com outros olhos, segundo o vereador, é graças àqueles que pegaram essa bandeira quando esse tema era desvalorizado.
Ao término, o presidente da Casa, Naasom Luciano (PT), agradeceu a dedicação de Alexandre Tonel e ressaltou que o esportista sempre se empenhou pela desenvolvimento do skate, dedicando-se ao próximo sem pensar em nenhum tipo de vantagem para si.