Adalberto Alexandre Snel é homenageado por seus 65 anos de profissão

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h58
08/04/2015 - Aos 88 anos, o advogado Adalberto Alexandre Snel recebeu uma homenagem na tarde desta quarta-feira, 8, por seus 65 anos de profissão. Raul Cassel (PMDB), autor do requerimento que propôs a honraria, entregou certificado emoldurado que destacava a trajetória do profissional, que por 32 anos atuou como Procurador do Município, entre outras atividades.

 “Essa tribuna não é novidade para mim. Já fui vereador, prestei minha contribuição legislativa”, afirmou Snel, mencionando que elaborou o Código de Posturas do Município, o Estatuto dos Funcionários, entre outras legislações de 1956 a 1959, na terceira Legislatura. Acompanhado da esposa Sílvia Haas, ele contou ainda que foi o sexto advogado em Novo Hamburgo. “Na época, a advocacia era muito disputada, acirrada, mas por outro lado prevalecia o princípio da lealdade”, acrescentou. “Sou grato aos senhores por terem me recebido com tanta delicadeza e consideração”, finalizou.

 Pronunciamento dos vereadores

Raul Cassel, que falou em nome da bancada do PMDB, destacou que hoje é um dia muito especial para a Casa. O parlamentar disse que nunca havia homenageado uma pessoa por 65 anos de atividades profissionais. O vereador contou que Snel nasceu em 1° de junho de 1926, em Estrela. Segundo Cassel, o advogado chegou a Novo Hamburgo em 1950. Formado em direito pela UFRGS, atuou ainda como jornalista e economista, foi o primeiro presidente da subseção de Novo Hamburgo da OAB. “Fico feliz de prestar essa homenagem a um profissional sempre disposto a dar a sua contribuição, que adotou Novo Hamburgo como sua terra”, acrescentou.

 Homenagem aos 65 anos de advocacia de Snel

Naasom Luciano (PT) afirmou que, como advogado recém-formado, sentia-se honrado em participar da homenagem. Conforme o vereador, a biografia de Snel é um motivo de incentivo para seguir adiante. “Com esse talento e competência, em qualquer local poderia colher os louros que colheu nesta cidade”, afirmou. Ele citou e elogiou o fato de Snel ter passado em seleção para magistratura e ter aberto mão em virtude de não sentir-se apto para a função.

 

Felipe Kuhn Braun (PDT), em nome do PDT e do PR, destacou a contribuição do homenageado para o desenvolvimento da área jurídica no Município. O vereador falou ainda sobre a trajetória do pai de Snel, que era médico no Vale do Taquari. “O senhor fará muito ainda pela nossa cidade”, acrescentou.

 

Gerson Peteffi (PSDB) disse que a sessão plenária desta quarta-feira é histórica. Ele mencionou os oito advogados que trabalham no Legislativo, entre eles Naasom Luciano e Inspetor Luz, e o orgulho que a trajetória de Snel desperta em todos os profissionais. “Vocês estão vendo uma lenda viva”, disse Peteffi, lembrando também os trabalhos de filantropia realizados pelos homenageado.