- Acivas é reconhecida de utilidade pública
A Associação de Ciclismo do Vale do Sinos – Acivas foi reconhecida de utilidade pública. A matéria, de autoria de Carmen Ries (PT), Gerson Peteffi (PSDB) e Sergio Hanich (PMDB), foi aprovada em segundo turno nesta terça-feira, dia 8. O título, que permite que a entidade receba auxílio do Poder Público, é concedido no Substitutivo ao Projeto de Lei º 13/2012.
Da tribuna, Carmen lembrou que o nome de Novo Hamburgo é amplamente divulgado nas atividades das quais a entidade participa. Ela comentou também que o grupo é composto por pessoas abnegadas que se dedicam ao incentivo da prática esportiva. Para a parlamentar, os ciclistas têm muito a ensinar aos motoristas, pois são mais respeitosos no trânsito. “Que vocês consigam recursos públicos, através de projetos de lei, para representar a nossa cidade em diversas competições”, concluiu.
Gerson Peteffi falou sobre o trabalho de divulgação da prática esportiva para a prevenção de doenças. “O ciclismo tem que ter estrutura e apoio”, afirmou.
Raul Cassel (PMDB) disse que as bicicletas são alternativa importante de transporte nas cidades, pois não poluem o meio ambiente. O vereador Ricardo Ritter – Ica (PDT) declarou que o trabalho realizado pela Acivas é exemplar. Em seu pronunciamento, mencionou que é alto o custo das bicicletas e da manutenção do equipamento.
Gilberto Koch (PT) afirmou que o bairro Santo Afonso é imbatível na questão do ciclismo. Segundo ele, a prática tem passado de geração a geração. Revelou que irá encaminhar indicação para a construção de ciclovias em Novo Hamburgo, sendo aplaudido pelos integrantes da Acivas. Ele assinalou ainda que já está prevista uma ciclovia sob a linha do trem.
Leonardo Hoff (PP) parabenizou a vereadora Carmen pela iniciativa e lembrou que é de autoria de Ito Luciano (PMDB) o projeto de lei que impediu que o trem dividisse a cidade ao meio, sendo em nível mais elevado a instalação dos trilhos.