Encerra-se hoje prazo de indicações para o Prêmio Sebastião Flores

por melissa — última modificação 16/10/2020 19h58
15/10/2013 - Até o dia 15 de outubro é possível apresentar indicação para a 1° edição do Prêmio Sebastião Flores. A honraria será outorgada anualmente às pessoas ou às entidades que se destacaram por sua atuação em defesa dos direitos dos negros e combate ao racismo em Novo Hamburgo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As sugestões de nomes de pessoas ou entidades e suas respectivas justificativas podem ser feitas através do e-mail cerimonial@camaranh.rs.gov.br. A premiação, dividida em sete categorias, foi estabelecida pelo Decreto Legislativo n° 3/2013, de autoria do vereador Gilberto Koch (PT).

"Acredito que este prêmio tem como principais objetivos manter viva a cultura negra em nossa cidade e valorizar aqueles que de alguma forma realizam ações que evidenciam a importância da etnia negra no desenvolvimento do Município", afirmou Betinho Koch.

As indicações, apresentadas pela comunidade e por entidades, podem ser feitas para as seguintes áreas: 1 - Preservação e Memória; 2 - Educação; 3 - Ação Social; 4 – Cultura; 5 - Trabalho; 6 - Esporte; e 7- Personalidade Negra. A definição dos premiados em cada ano será feita mediante escolha através de uma comissão julgadora, integrada por um representante da coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial; um representante da Câmara Municipal de Novo Hamburgo; um representante da secretaria municipal de Cultura; um representante da secretaria municipal de Educação e um representante da secretaria municipal de Esporte e Lazer. Será agraciada anualmente uma pessoa ou uma entidade por categoria.

A entrega do Prêmio Sebastião Flores será realizada na Câmara Municipal de Novo Hamburgo, em sessão solene, por ocasião da celebração do mês da Consciência Negra, comemorado em novembro. Além de ser uma iniciativa do Legislativo, a atividade conta com o apoio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial (COMPPIR).

Sebastião Flores, o pai da Protegidos

Desde a sua fundação em 1969, por 38 anos Sebastião Flores presidiu a Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel em Novo Hamburgo. Por quase quatro décadas, o carnavalesco ficou à frente da agremiação como único presidente, deixando o cargo em 2008. No ano de 2011, Sebastião morreu vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Sebastião é considerado uma das figuras mais importantes do carnaval gaúcho. Recebeu importantes homenagens como os prêmios de “Cidadão Novo Hamburgo”, “Carnavalesco Mais Lembrado em Porto Alegre”, “Personagem da Folia” e “Carnavalesco de Todos os Tempos”. Além de ser lembrado como figura importante no carnaval, Sebastião Flores é conhecido por sua atuação contra o processo de discriminação racial.

* Você pode clicar no cartaz para visualizar melhor as informações.