A Banda da Brigada pode se tornar patrimônio histórico-cultural de Novo Hamburgo

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h58
23/04/2014 – A Banda da Brigada Militar do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos deve se tornar, em breve, patrimônio histórico-cultural imaterial de Novo Hamburgo. O Projeto de Lei nº 147/2013, de autoria de Roger Corrêa (PCdoB) e Luiz Fernando Farias (PT), que prevê esse reconhecimento, foi aprovado por unanimidade em primeiro turno nesta quarta-feira, 23.

A Banda de Música do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio do Sinos está sediada no município de Novo Hamburgo desde 1971. A partir de então, passou a participar dos mais diversos eventos sociais e culturais da cidade, como a Fenac, a abertura da Semana da Pátria e os desfiles cívicos militares do mês de setembro. Roger e Farias apontam que, nestes quase 40 anos, a banda leva o nome da cidade sede aos mais distantes rincões do Estado. Além disso, os músicos desenvolvem diversos projetos sociais, como “Música é Saúde”, que proporciona momentos de cultura, alegria e descontração a pessoas que vivem em casas geriátricas ou que estão em tratamento em hospitais, e “Educar Para Crescer”, desenvolvidos na Escola Municipal Jorge Evaldo Koch.

Por fim, os autores apontam que a Banda de Música do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos tem sido um importante veículo da disseminação da cultura nesta cidade, através de um repertório variado, fazendo retretas didáticas em escolas e praças e sendo instrumento ativo na melhoria da qualidade de vida. A sede da banda fica na rua Coronel Travassos, nº 1111, bairro Rondônia.

Da tribuna, Roger destacou que os servidores da área da segurança enfrentam muitas dificuldades em seu dia a dia, mas seguem realizando também esse trabalho de promoção de cidadania e acesso à cultura. Farias, que é brigadiano, lembrou que já existiram na Brigada Militar diversas bandas, que foram sendo fechadas devido à falta de incentivo e de recursos.

Justificativas de votos

Após a votação, Patrícia Beck (PTB) contou ser fã da Banda da Brigada. Ricardo Ritter – Ica (PDT) elogiou a iniciativa de Roger e Farias. Professor Issur Koch (PP) afirmou que a música ajuda a aproximar a população e a polícia. Raul Cassel (PMDB) salientou que a responsabilidade aumenta com o reconhecimento. Sergio Hanich (PMDB) frisou que a homenagem é merecida. Gilberto Kock – Betinho (PT) também falou sobre a importância da banda para a cidade.