85 anos do Hospital Regina são lembrados na Câmara
"Há colegas que são médicos e ligados à área da saúde, citando os vereadores Raul Cassel (PMDB), Gerson Peteffi (PSDB) e Enfermeiro Vilmar (PR), que em virtude da atuação profissional seriam mais aptos a prestar essa homenagem”, disse Issur. Contudo, o parlamentar mencionou que tem laços estreitos com o Hospital Regina - sua esposa e sua sogra atuam na instituição e, por isso, conhece de perto o trabalho realizado no local. Falou ainda sobre momentos importantes nos quais o hospital esteve presente em sua vida: no nascimento do seu segundo filho e na cirurgia de apêndice de sua filha ocorrida há dois anos.
Raul Cassel (PMDB) saudou a equipe do Hospital Regina presente no Plenário. Ao ocupar a tribuna, afirmou que falava de sua família, pois nasceu na instituição, além de fazer parte do corpo clínico e de ter sido paciente. “Eu não tenho nenhuma dúvida que nós temos um dos cinco principais hospitais do Estado do Rio Grande do Sul”, destacou o parlamentar. Elogiou a capacidade de os imigrantes alemães perceberem a necessidade da criação de um hospital, citando a proximidade entre a data de emancipação do Município, 1927, e da criação do Regina, 1930. Além disso, apontou a importância da expansão das instalações, prevista para 2017. “Talvez hoje o melhor presente que a municipalidade pode dar ao hospital é o alvará de liberação das obras, que estão por aumentar em mais de 120 leitos a capacidade da instituição.
Além de mencionar uma situação pessoal que viveu ao acompanhar uma cirurgia de sua mãe, Roger Corrêa (PCdoB) contou que sua experiência maior se deu com os projetos sociais desenvolvidos pela instituição, através das ações do Centro Social Madre Regina, na Vila Palmeira, e do Regina Comunidade, ambas desenvolvidas no bairro Santo Afonso. Ele disse que essas iniciativas deveriam ser copiadas por outras empresas e sugeriu possível extensão dessas atividades sociais a outros bairros.
Patrícia Beck (PTB) lembrou que a instituição está ao lado das pessoas em momentos muito tristes e em situações de extrema felicidade. Ela citou o seu segundo parto, que foi humanizado, e ocorreu na instituição de saúde. “Amor e reconhecimento são os sentimentos de muitos cidadãos hamburguenses pelo Hospital Regina. Muito obrigada pelos 85 anos de total dedicação à minha cidade”, concluiu a parlamentar.
Fufa Azevedo (PT) informou que diversas vezes foi paciente da instituição. O vereador destacou a dificuldade de se construir uma história tão longa como a do Hospital Regina. Em seu pronunciamento, disse ainda que o maior desafio na luta por uma saúde de qualidade é espalhar a ideia entre os novos estudantes de que fazer Medicina não é para ganhar dinheiro, mas para cuidar de gente. “Em primeiro lugar está o compromisso com a vida e com as pessoas”, atitudes que o vereador afirma nortearem o trabalho do Hospital Regina.
Gerson Peteffi (PSDB) mencionou plantões que fez na instituição, além de citar o nascimento de sua filha. Ao término, ele reiterou o apelo de Cassel para que as obras de ampliação sejam liberadas pelo Executivo.
O presidente Enfermeiro Vilmar (PR) parabenizou toda a equipe que trabalha na instituição e a direção pelos projetos sociais desenvolvidos. “Que possamos em 2016 e 2017 continuar prestando homenagens à excelente atuação do Hospital Regina”, afirmou.
Agradecimento
A diretora do Hospital Regina, Irmã Cris Maria Stoffel, agradeceu aos parlamentares pela homenagem. Ela relatou que a casa de saúde teve início com apenas 12 leitos e levou o nome da fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Catarina – Regina Protmann, que com carisma especial, se dedicou aos enfermos, visitando e tratando-os em suas casas. Irmã Cris declarou que o hospital passa pelo maior plano de expansão de sua história. O projeto contempla uma área de 41 mil metros quadrados, com cinco subsolos, sete andares, centro obstétrico e UTI Neonatal, entre outros, duplicando a capacidade de atendimentos.