Ruas ganham denominações oficiais

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Projetos de Ica e Matias foram aprovados em segundo turno
Diversas ruas da cidade são identificadas apenas por números - ou não têm nenhuma denominação oficial. Dois projetos, aprovados por unanimidade em segundo turno na sessão desta terça-feira, 23, vão ajudar a mudar essa situação.

Santo Afonso
O projeto 172/2009, de Ricardo Ritter - Ica (PDT), denomina Rua Arthur Francisco da Costa a Rua 10, que se inicia na Avenida Nações Unidas e segue na direção aproximada Nordeste no Loteamento Popular Nações Unidas, no bairro Santo Afonso. Ica contou que os projetos que nomeiam as ruas no loteamento foram feitos a partir de pedido dos moradores.

Arthur Francisco da Costa nasceu em 3 de abril de 1914 em Rio Pardo, filho de João Francisco da Costa e Felicia Francisco da Costa. Mudou-se para Novo Hamburgo em 1931, trabalhou na Cerâmica Riograndense e em alguns curtumes. Casou-se com Osvaldina Elias e teve seis filhos: Eva Francisca Brás, Celso Francisco da Costa, Helio Francisco da Costa, Araci Francisca Martins, Arlete Francisca da Costa e Editi da Silva. O casal morou no bairro Liberdade. Arthur faleceu em 20 de setembro de 1995.

Lomba Grande
O projeto 175/2009, de Matias Martins (PT), estabelece que a estrada popularmente conhecida como Do Banhadão, ainda sem denominação oficial, irá se chamar Rua Orestes Basotti. A via inicia-se na Rua Albano Guilherme Konrath, loteamento Santa Catarina, e termina na Estrada do Walahai, no bairro Lomba Grande.

Orestes Basotti nasceu em 12 de fevereiro de 1914 em Nova Prata, mas se estabeleceu em Lomba Grande. Casado com Isolina Fabris, teve seis filhos. Produzia frutas e verduras. A família dividiu a propriedade para abrir passagem a quem precisava trafegar pelo bairro. Basotti participou da Cooperativa Agrícola Mista Lomba Grande, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Paróquia São José. Faleceu em 13 de maio de 2003.

Matias saudou familiares de Basotti que estavam presentes à sessão e disse que foi uma honra apresentar o projeto. Ele lembrou que a rua tem intenso tráfego de veículos. "Conversamos com os moradores, e ficamos impressionados com a forma como esse cidadão é querido pela comunidade."