Qualidade de Vida: mais ruas ganham nomes

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Vias terão nomenclaturas completas ao invés de números
Mais duas ruas ganharão nomes. Atualmente, diversas vias do Município são identificadas apenas por números - ou não têm nenhuma denominação oficial. Dois projetos, um de autoria de Ricardo Ritter - Ica (PDT) e outro de Matias Martins (PT), têm como objetivo mudar esta situação e melhorar a vida de diversos cidadãos. As propostas foram aprovadas em primeiro turno na sessão desta quinta-feira, 18.

Bairro Santo Afonso
O projeto 172/2009, de Ica, denomina Rua Arthur Francisco da Costa a Rua 10, que se inicia na Avenida Nações Unidas e segue na direção aproximada Nordeste no Loteamento Popular Nações Unidas, no bairro Santo Afonso. Arthur Francisco da Costa nasceu em 3 de abril de 1914 em Rio Pardo, filho de João Francisco da Costa e Felicia Francisco da Costa.

Arthur Francisco da Costa mudou-se para Novo Hamburgo em 1931, onde trabalhou na Cerâmica Riograndense e em alguns curtumes. Foi trabalhando que conheceu Osvaldina Elias, com quem se casou e teve seis filhos: Eva Francisca Brás, Celso Francisco da Costa, Helio Francisco da Costa, Araci Francisca Martins, Arlete Francisca da Costa e Editi da Silva. O casal morou no bairro Liberdade. Arthur faleceu em 20 de setembro de 1995.

Ica contou que os projetos que nomeiam as ruas no loteamento foram feitos a partir de pedido dos moradores. "É muito difícil, principalmente para os carteiros, quando não há nomes", explicou. "Agora os moradores vão conseguir receber as correspondências sem problemas."

O presidente da Casa, Jesus Maciel, lembrou que os vereadores precisam cobrar da prefeitura mais sinalização nas vias públicas.

Gilberto Koch (PT) salientou que projetos como este deverão ser mais frequentes, pois novos loteamentos estão sendo feitos na cidade.

Bairro Lomba Grande
O projeto 175/2009, de Matias, estabelece que a estrada popularmente conhecida como Do Banhadão, ainda sem denominação oficial, irá se chamar Rua Orestes Basotti. A via inicia-se na Rua Albano Guilherme Konrath, loteamento Santa Catarina, e segue em direção Noroeste por aproximadamente 300 metros, depois segue em direção geral Nordeste, Leste, Sul, até encontrar a Estrada do Walahai, no bairro Lomba Grande.

Orestes Basotti nasceu em 12 de fevereiro de 1914 em Nova Prata, mas se estabeleceu em Lomba Grande. Casado com Isolina Fabris desde a década de 1930, com quem teve seis filhos, produzia frutas e verduras. A família dividiu a propriedade para abrir passagem. Basotti participou da Cooperativa Agrícola Mista Lomba Grande, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Paróquia São José. Faleceu em 13 de maio de 2003.

Matias disse que, na próxima sessão, quando o projeto será votado em segunda sessão, amigos e familiares de Orestes Basotti devem estar presentes. O vereador apontou ainda que muitos cidadãos têm dificuldades de se localizar naquela área, por isso a importância do projeto.