Vereadores apresentam 90 emendas ao orçamento

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Objetivo é melhorar qualidade de vida nos bairros
Os vereadores apresentaram, ao todo, 90 emendas ao orçamento municipal para 2010. Os textos foram aprovados por unanimidade, em bloco por proposta de Gilberto Koch (PT), na sessão ordinária desta terça-feira, 8. Na próxima quinta-feira, 10, serão analisados em segundo turno.

Ponderações
Raul Cassel (PMDB) disse acreditar que algumas emendas ferem a constituição, por propor uso para verbas vindas do governo federal. Entretanto, ele enalteceu o trabalho de todos os parlamentares. O presidente da Casa, Antônio Lucas (PDT), esclareceu que o departamento jurídico irá orientar os legisladores para o segundo turno de votação.

Sérgio Hanich (PMDB) explicou que não apresentou nenhuma emenda, pois em ocasiões anteriores suas propostas não foram aprovadas.

Gerson Peteffi (PSDB) lembrou que as emendas surgem de demandas da comunidade. Alex Rönnau (PT) reforçou este comentário, lembrando a falta de pontes adequadas em diversos pontos da cidade.

Diversas áreas contempladas
Entre as emendas, 22 são de autoria de Peteffi. Algumas preveem a pavimentação de ruas nos bairros Petrópolis, Primavera, Rincão e, principalmente, Boa Saúde. Uma propõe a abertura da rua Bruno Mário Campani, entre as ruas Oscar Ludwig e Almiro Lau. Na área da saúde, os textos buscam implantar o serviço de avaliação e acompanhamento ao idoso portador de necessidades especiais, a construção de unidades básicas de saúde nos bairros Boa Saúde, Ideal e Rincão, e uma unidade de pronto atendimento dentário.

Onze foram de autoria de Volnei Campagnoni (PCdoB). Entre as sugestões, estão a construção de uma capela mortuária no bairro Canudos, de canal e ponte na Rua Dr. João Daniel Hillebrand, de unidades básicas de saúde no bairro Rondônia e na Morada dos Eucaliptos, e de uma unidade de pronto atendimento no bairro Canudos. O legislador ainda aponta a necessidade da reestruturação da rede física da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, da construção de galerias de concreto e pavimentação da Rua Andrade Neves, de drenagem pluvial e pavimentação da Avenida Rincão, e da abertura e pavimentação de trecho da Avenida Alcântara.

Raul Cassel apresentou sete emendas. Além da construção de unidades básicas de saúde e farmácias populares nos bairros Canudos, Santo Afonso e na Vila Kroeff, ele também indica a criação de um núcleo com um programa específico para a prevenção da prostituição e da gravidez na adolescência. Entre as emendas estão ainda a reforma da pista de skate na Praça Pedro Alles, no bairro Guarani, e melhorias nas quadras esportivas da praça Guilherme Bernd, no bairro Boa Vista.

Pontes
Alex Rönnau propôs a construção das pontes Walter Iserhard, Heron Domingues e sobre o arroio Pampa na Silvio Christmann, e da passarela da Ângelo Provenzano. Gilberto Koch (PT), a ponte da Rua Bom Fim, no bairro Liberdade. A emenda que prevê canal de gabiões na Rua América e ponte da Curitibana foi apresentada por Ito Luciano (PMDB). Jesus Martins (PTB) sugeriu canal de gabiões e ponte na Rua Içó. Matias Martins (PT), as pontes das ruas Colúmbia e Danilo de Oliveira.

As pontes da Castelo Branco e da Rua Rio Grande do Sul, além do desvio de Canalização da Rua Osvaldo Aranha, foram solicitações de Vladimir Lourenço (PP). E a ponte da Rua Dr. João Daniel Hillebrand também aparece como pedido de Carmem Ries (PT), Matias Martins, Ricardo Ritter (PDT) e Raul Cassel. Canal de gabiões na Rua Ângelo Provenzano foi sugerido por Alex e Ito Luciano.

Pavimentação
A emenda que prevê galeria concreto e pavimentação na Rua Andrade Neves foi assinada por Alex Rönnau, Betinho, Carmem, Carlinhos, Ricardo Ritter, Ito Luciano, Jesus Martins, Antonio Lucas, Matias Martins e Vladi Lourenço. Eles também solicitam drenagem pluvial, pavimentação e duplicação da Avenida Rincão.

Carlinhos sugere pavimentação das ruas Orlando Muller e Ildefonso Torres Garcia, e canal de gabiões e pavimentação em trecho da Rua Rincão. As mesmas providências foram pedidas por Ricardo Ritter para a Rua Cândido Rondon, que lembrou também o trecho entre a Travessão e Cândido Rondon da Rua Mato Grosso.

Antônio Lucas frisa a necessidade de pavimentação nas ruas Emílio Gherardt, Jacob Gherardt, Pastor Valdemar Ramon, Nossa Senhora de Fátima e Aleixo Flores da Silva, e na Travessa Argeo. Matias Martins apresentou texto por pavimentação nas ruas Oslo e Seno Muller. Vladi e Alex Rönneau solicitam abertura e pavimentação de trecho da Rua Walkíria Spindler e a pavimentação de parte da rua Silvio Gilberto Christmann.

Outras solicitações semelhantes são de Betinho para as rua Ademir José Kerber, Boá Fé e parte da Rua Vera Cruz, de Ito Luciano para a Rua Ida Aldina Jacintho, e de Carmem para a Rua Araguaia.

Praças, capelas mortuárias e outros temas
Jesus Martins apontou a necessidade de reforma e iluminação da praça Edmundo Backes. E, ao lado de Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), a necessidade de melhorias na Praça do Imigrante, com construção de cobertura e nivelamento do piso.

A construção de uma capela mortuária no bairro Roselândia está na emenda apresentada por Carlinhos, Jesus e Antônio Lucas. Betinho sugere a construção de uma estrutura semelhante no bairro Santo Afonso. Alex Rönnau também solicita uma no bairro Canudos.

Alex Rönnau, Betinho, Carmem, Carlinhos, Ricardo Ritter, Ito Luciano, Jesus Martins, Antonio Lucas, Matias Martins e Vladi apresentaram emenda pela construção de uma unidade de pronto atendimento no bairro Canudos. Carmem também assina uma sobre a construção de unidade básica de saúde na Vila das Flores.

A inclusão de atividade no Território da Paz foi tema para textos de Carmem e Betinho. Vladi propôs também preservação e embelezamento do Horto Municipal com construção de área de lazer. E Jesus sugere o Programa de Inclusão Produtiva para a Secretaria de Desenvolvimento Social.