Sinodal comemora 40 anos de atividades

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Vereador Gerson Peteffi saúda a contribuição da escola
Pastores, diretores, professores, pais, alunos e convidados participaram das homenagens prestadas pela Câmara Municipal aos 40 anos do Colégio Sinodal da Paz. Parte do expediente da sessão de terça-feira, 24, cujos trabalhos foram conduzidos por Gerson Peteffi, autor da homenagem, foi reservado para registrar a contribuição desta instituição na vida cultural, social e religiosa da cidade. O Conjunto Instrumental Terça Maior e o Coral Infantil, representando a instituição, executaram várias melodias sob a regência do maestro Jeison Borges. As alunas Ana Paula e Priscila Silva apresentaram uma coreografia de dança moderna.

Localizado na Av. Pedro Adams Filho, nº 1974, no Bairro Industrial, o Colégio teve origem na decisão da Comunidade Evangélica Floresta Imperial de Novo Hamburgo e dos membros da comunidade que se empenharam em oferecer a adultos e jovens um ensino qualificado.
Ao final, o presidente Antonio Lucas e o vereador Gerson Peteffi entregaram uma placa comemorativa à data à direção do Colégio.

A atual diretora e professora Valéria Franz Bock agradeceu a homenagem da Câmara. Disse o quanto é importante reconhecer o trabalho das várias gerações que definiram a realidade presente do Sinodal. Também falou da importância das escolas comunitárias para a formação da sociedade, afirmando que trabalham com os olhos no futuro, motivados a escrever os próximos 40 anos. Nosso objetivo, disse Valéria, "é oferecer uma educação de qualidade, baseada na formação cristã. Acreditamos que a educação é o caminho para a construção de uma sociedade mais fraterna e feliz, educando para a paz e a cidadania responsável".

Gerson Peteffi, do PSDB, falou também em nome do PDT e PCdoB. Revelou ao auditório que recebeu inúmeras manifestações de apoio da comunidade pela sua iniciativa. Definiu o Sinodal como um colégio de tradição, que traz a marca da confiança. Cumprimentou a toda a comunidade escolar e homenageou as ex-diretoras presentes à solenidade, bem como os pais e alunos que tem as suas vidas ligadas a esse educandário. Ressaltando a trajetória de sucesso do Sinodal, observou o quanto é difícil manter um educandário funcionando com sucesso, atribuindo-a ao esforço dos mestres e ao seu espírito de doação.

Histórico do Sinodal
A Escola Evangélica da Paz, assim denominada até 1997, iniciou suas atividades no mês de março de 1968 com a criação e instalação da Escola de Educação Infantil (Jardim de Infância, na época) e funcionou nas dependências do antigo prédio da Comunidade Evangélica Floresta Imperial. No dia 25 de novembro de 1969 foi oficializada a sua fundação. A construção do primeiro prédio que viria a abrigar as atividades específicas da Escola aconteceu mais tarde, graças a recursos financeiros vindos da Igreja Evangélica da República Federal da Alemanha, através de sua organização "Pão para o Mundo". O objetivo da Escola, na época, era oferecer ensino às muitas crianças que residiam no Bairro Industrial e nas redondezas, e que não encontravam vagas nas escolas existentes.

Desde a sua fundação, a dimensão social da educação foi sempre a primeira preocupação. A proposta era dar à Escola um caráter beneficente, atingindo crianças pobres e/ou portadoras de necessidades especiais. O objetivo era integrá-la à realidade do dia a dia. Para isso, junto com a criação da Escola de Educação Infantil, foi criada uma classe especial para crianças portadoras de necessidades especiais.

A palavra dos vereadores
Carmen Ries (PT) lembrou o quanto é importante registrar tais momentos, pois também significam a história de cada aluno ou professor que por lá passaram.

Raul Cassel (PMDB) saudou o brilhantismo da orquestra, observando que a escola dedica-se ao ensino integral, onde se inclui a música e a religiosidade. Salientou a importância da igreja luterana na consolidação da imigração alemã na região, na formação do povo, formatada sob o binômio igreja-escola, tão importante na edificação da sociedade atual, como assinalou.

Jesus Martins (PTB) elogiou a apresentação dos músicos e cantores, falando da importância da educação para a construção da sociedade atual e mais justa para o futuro. A inclusão dos preceitos religiosos na educação, acrescentou, garantem uma educação de qualidade. Finalmente, elogiou o trabalho da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial -
ABEFI.