Data incentiva artes cênicas e circenses

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Comemorações serão realizadas em 27 de março
O projeto do vereador Raul Cassel (PMDB), que institui a inclusão do Dia Municipal do Teatro e do Circo no Calendário Oficial de Eventos do Município, foi aprovado, em segundo turno, por unanimidade nesta quinta-feira, 15. As comemorações ocorrerão, anualmente, em 27 de março.

O objetivo do autor é estimular entidades, empresas, escolas e instituições públicas e privadas a realizar campanhas e eventos visando informar e incentivar a população sobre a importância das artes cênicas e circenses para o desenvolvimento social e para o incremento da qualidade de vida da população.

"Se a vida imita a arte, disse Cassel ao justificar o projeto, talvez possamos usá-la para redirecionar nosso futuro e ensinar futuras gerações a melhor maneira de vivermos em sociedade. Uma das melhores ferramentas que a arte oferece para executarmos tal atividade é o teatro."

No primeiro turno da votação, Cassel relembrou que na década de 80 Novo Hamburgo recebeu o título de Capital Gaúcha do Teatro Amador, tornando-se um dos mais importantes celeiros de atores de teatro do Brasil. A cidade contava com 23 grupos de teatro amador e profissional sendo que dois destes representaram com sucesso o Rio Grande do Sul no Festival de Teatro de São Paulo.

Para o autor do projeto, não há como falar em artes cênicas em Novo Hamburgo sem destacar a contribuição valiosa da Associação Hamburguense de Técnicos, Atores e Diretores de Artes Cênicas, com 29 anos de atividades, sendo uma das mais antigas associações artísticas do Brasil. Além de representar a classe, a entidade mantém viva a tradição das artes cênicas e atua na manutenção dos valores da arte e da cultura em nossa cidade.

Ao agradecer a aprovação da matéria, o parlamentar citou o Circo Teatro Teleco. "Representando tudo o que o Teleco e sua família fizeram e fazem pelo teatro e pelas artes circenses, assim como os circos quando se apresentam fazendo a alegria de crianças e adultos é que eu agradeço a aprovação da proposta", destacou Cassel.

Confira o projeto