Semana deve incentivar a doação de medula óssea

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Projeto é de autoria do vereador Daniel Schokal
A última semana do mês de agosto será dedicada ao incentivo à doação de medula óssea a partir de 2010. A matéria, de autoria do vereador suplente Daniel Shokal (PSDB) e aprovada por unanimidade na sessão desta quinta, dia 08, prevê a realização de palestras, cursos e outras atividades referentes ao tema.

O intuito, segundo Schokal, é alertar a comunidade sobre a falta de doadores de medula óssea, cujo banco de dados é interligado a outros países. A chance de um paciente encontrar um doador compatível no Registro de Doadores de Medula Óssea é de 1 para 1 milhão em caso de doador sem parentesco (não consanguíneo). De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no mês passado, cerca de mil pacientes aguardavam a realização de buscas de doadores compatíveis no Exterior.

Raul Cassel (PMDB), que é médico, parabenizou a iniciativa do vereador tucano. "É essencial a ampliação do catálogo de medulas disponíveis, uma vez que quem necessita desse tipo de transplante já está com a saúde bastante debilitada", explicou.

ENGAJAMENTO

O engajamento do Poder Legislativo em campanhas de doação não é novo. O tema tem despertado a preocupação dos vereadores de diversas legislaturas. O assunto já foi tratado em projetos de lei dos vereadores Juarez Kaiser, Darwin Kremer, Cleonir Bassani e Lorena Mayer, que incentivou uma campanha municipal sobre a conscientização sobre a doação de medula, esclarecendo como funciona o procedimento.

Na página da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, é possível acessar o link sobre doação de órgãos, com todas as informações sobre o assunto.