Praça em Canudos será denominada Lydia Goetz

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Projeto é de autoria do vereador Raul Cassel
Por unanimidade, foi aprovada na sessão desta quinta, dia 3, o projeto de lei que denomina Lydia Goetz uma praça localizada no Loteamento Residencial Bairro Canudos, na Rua Pedro Ribeiro de Araújo, esquina com a Rua Ivo Johann. A homenagem é de autoria do vereador Raul Cassel (PMDB). A proposta será apreciada em segundo turno no dia 8.

Em nome de Raul Cassel, licenciado nesta sessão para participar do 8° Congresso Brasileiro Sobre Acidentes e Medicina de Tráfego, em Belo Horizonte, o vereador Leonardo Hoff (PP) destacou o trabalho realizado por Lydia, especialmente sua dedicação ao Hospital Municipal. O parlamentar relatou que dezenas de vezes presenciou, enquanto trabalhou no HM entre 2006 e 2008, Tia Lydia, assim chamada pela comunidade hamburguense, levar verduras e alimentos à instituição de saúde.

O trabalho voluntário teve início quando, em certa ocasião, de acordo com Hoff, ela teve de ficar hospitalizada lá e, percebendo as carências e dificuldades enfrentadas, "colocou como seu propósito de vida auxiliar o HM".

"Pude conviver no Hospital Municipal de uma forma mais efetiva com ela. É uma perda muito grande para Novo Hamburgo. Gostaria de destacar que o vereador Cassel foi muito feliz ao homenageá-la", declarou, acrescentando que, na pŕoxima terça, o vereador peemedebista estará presente, quando a matéria será novamente votada pelo plenário da Casa.

LYDIA GOETZ PODERÁ GANHAR NOVAS HOMENAGENS

Em função da relevância do trabalho realizado por ela, Hoff apontou que o mais justo seria denominar uma avenida do porte da Pedro Adams Filho com o nome de Lydia Goetz.

O vereador Ito Luciano (PMDB) concordou com Hoff e disse que no futuro os vereadores poderão mostrar mais uma vez o quanto a comunidade agradece o trabalho realizado por Tia Lydia. "Pode-se dizer que essa homenagem é simples perto daquilo que ela merecia".

O vereador Ricardo Ritter (PDT), Ica, reiterou que Tia Lydia merecia que um logradouro público como a Pedro Adams Filho tivesse o seu nome, mas advertiu que Novo Hamburgo carece de vias desse porte ainda sem nomenclatura. "No futuro, poderemos nomear logradouros de maior destaque, pois Lydia merece", concluiu o pedetista.

Ito Luciano lembrou ainda que os parentes dela também se doaram ao trabalho voluntário, carregando alimentos na Belina da família, veículo utilizado para levar os suprimentos ao Hospital Municipal. O parlamentar sugeriu que se dê às novas instalações do HM, ainda não concluídas, o nome de Lydia Goetz. Leonardo Hoff lembrou que a área ampliada será chamada de José Clóvis Breitenbach, ex-diretor Administrativo do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH), falecido em 2008.

O vereador Jesus Martins (PTB) propôs então que o hospital seja dividido em alas, assim como ocorre com o Hospital Regina, sendo umas delas destinada a homenagear Tia Lydia. "Pessoas como ela merecem e devem ser homenageadas".

Outra sugestão também foi feita pelo vereador Volnei Campagnoni (PcdoB). Ele apresentou como alternativa que o novo Posto de Atendimento 24 horas, do bairro Canudos, receba o nome de Lydia Goetz. Disse que os vereadores, inclusive, poderiam encaminhar essa proposta ao Executivo.

Confira a íntegra do projeto de lei