Plurianual é aprovado sem emendas

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Proposta prevê 14 grupos de atuação
O Plano Plurianual (PPA) foi aprovado em 2ª votação, por unanimidade de votos, na sessão de quinta-feira, 6. A Mesa Diretora, em decisão conjunta aos demais vereadores, optou por rejeitar as quatro emendas de Gerson Peteffi, PSDB, que continua licenciado do cargo. Já Carmen Ries e Matias Martins, ambos PT, e Volnei Campagnoni, PCdoB, retiraram as outras cinco emendas propostas. O líder do governo, Gilberto Koch, PT, agradeceu os vereadores pela atitude. "O momento certo de discutir as sugestões do Legislativo será durante a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Faremos isso inaugurando o Orçamento Participativo, junto a participação da comunidade", disse.

O PPA estabelece os programas que serão executados pela administração municipal nos próximos quatro anos, com respectivos objetivos, indicadores e valores a serem aplicados. A estrutura do Plano compreende a administração direta e indireta do Executivo, além do Legislativo.

Diferenciando-se da forma como era submetido a apreciação dos vereadores, neste ano, como lembrou Raul Cassel, PMDB, Tarcísio Zimermann empregou a marca de sua gestão, dividindo o Plano em 14 programas. Cada um deles articula um conjunto de ações que visam a um objetivo comum. O financiamento da programação será feito por meio da receita do Município, de operações de crédito e de convênios e parcerias firmados pelo Executivo.

Pronunciamento dos vereadores

Leonardo Hoff, PP, falou sobre o incremento que o orçamento terá em relação ao ano de 2008. Disse também que como presidente da Comissão de Finanças da Casa preocupa-se com a criação de um Distrito Industrial no Município (assunto abordado na emenda proposta por Matias). Ele disse acreditar, porém, que através de um plano estratégico, o governo possa colocar essas obras em ação. Além disso, para ele, o Prefeito tem de se preocupar em trazer desenvolvimento econômico, mas não pode esquecer das ações de impacto social.

Raul Cassel falou que os vereadores votaram as intenções do governo. "Agora partimos para a segunda etapa, que é especificá-las. Teremos de diferenciar, dentre as necessidades da comunidade, quais são prioritárias para receber o investimento".

Sergio Hanich, PMDB, afirmou que os parlamentares irão atuar para fazer o melhor para a comunidade.

Jesus Maciel Martins, PTB, reforçou que irão buscar auxílio da própria comunidade para saber quais as áreas mais deficitárias e que merecem ser contempladas.

Confira os programas contidos no PPA

01 - Promoção da participação popular e da transparência dos atos de
governo
02 - Mais Saúde para o Povo de Novo Hamburgo
03 - Desenvolvimento Econômico Sustentável com Geração de Trabalho e
Renda
04 - Escola Cidadã com democratização da gestão
05 - Mais Saneamento para Novo Hamburgo
06 - Políticas de Desenvolvimento Social e Cultural para garantir Direitos e Promover a Cidadania.
07 - Programa Municipal de Desenvolvimento Integrado (SID)
08 - Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
09 - Qualificação da Infraestrutura Urbana: uma cidade melhor para nosso povo
10 - Segurança Pública: compromisso de todos
11 - Sustentabilidade ambiental e qualidade de vida
12 - Previdência e Assistência à Saúde efetiva e sustentável para o servidor público.
13 - Execução da Ação Legislativa
14 - Fortalecimento e Modernização das Estruturas Administrativas

O macro-objetivo do PPA apresentado pelo Executivo é: Democracia, Participação Cidadã, Qualidade dos Serviços Públicos e Controle Social.