31/08/2010 - Novos livros para biblioteca da Vila Iguaçu

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h58
Espaço Bibliomar atende crianças, jovens e adultos

Além da biblioteca Machado de Assis, localizada no centro de Novo Hamburgo, a população do Município conta com um acervo de 3 mil títulos de diferentes gêneros no Espaço de Leitura Comunitário - Bibliomar. Estão cadastrados 804 leitores, entre eles mais de 500 crianças e adolescentes. A previsão é de que cerca de 60 novos volumes sejam adquiridos na Feira do Livro de Porto Alegre, realizada entre outubro e novembro, conforme Lúcia Flesch, auxiliar de projetos sociais do Centro Social Marista, entidade responsável pela manutenção da biblioteca. As aquisições das obras são baseadas em sugestões dos próprios leitores e de colaboradores voluntários.

O projeto que resultou no Espaço de Leitura Bibliomar nasceu em 2007 com uma campanha de arrecadação de livros liderada pelo vereador Alex Rönnau (PT). Na ocasião, o parlamentar trabalhava no Escola Pio XII. A coleta de títulos prosseguiu no ano seguinte, e o acervo vem sendo incrementado desde então. Com o apoio do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, de 2007 a 2009, a biblioteca recebeu recursos que deram impulso à compra de novos volumes. Algumas pessoas da comunidade, padrinhos da iniciativa, fazem doações, que passam por uma triagem antes de serem incorporadas às demais obras.

Durante visita ao local, Alex destacou o papel da biblioteca na formação das crianças e jovens da comunidade, lembrando que o espaço oferece mais livros que muitas bibliotecas de escolas. Enquanto o parlamentar verificava os projetos desenvolvidos no Espaço Bibliomar, pequenos leitores se envolviam no mundo mágico da leitura.

Segundo o vereador, até mesmo os móveis e estantes da biblioteca foram confeccionados pela comunidade. Na ocasião, o Centro Social Marista mantinha um curso de marcenaria, e as peças produzidas pelos aprendizes foram usadas para mobiliar o local.

Atividades
O Espaço Bibliomar oferece duas atividades de incentivo à leitura: Hora do Conto, iniciativa semanal, que integra o projeto de extensão Construindo Saberes da Feevale, voltado para crianças de 2 anos e 11 meses até 5 anos e 10 meses; e Conto Dez Hora do Conto, realizado mensalmente no dia 10 e destinado ao público em geral.

Estrutura
O Centro Social Marista conta com 10 colaboradores, entre elas está uma auxiliar de biblioteca que se dedica ao Espaço Bibliomar, ajudada por seis adolescentes voluntários, que desenvolvem atividades no turno inverso ao das aulas.

Junto à biblioteca, há um telecentro com 11 computadores: um servidor e 10 terminais para uso da população.

Saiba mais
O Espaço de Leitura Comunitário Bibliomar, localizado na Rua Joaquim Gonçalves Ledo, 244, Vila Iguaçu, no bairro Canudos, funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para se cadastrar, basta apresentar RG ou Certidão de Nascimento e comprovante de residência. Se for menor de idade, o interessado deve levar RG e CPF do responsável.

Doações
Quem quiser fazer doações pode entrar em contato com o Centro Social Marista no telefone 3035 6055.