RESÍDUOS SÓLIDOS É TEMA DE DISCUSSÃO NA TV CÂMARA

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
:.O programa será reprisado nesta terça-feira, após a sessão plenária.
Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi realizado uma discussão sobre as questões relacionadas aos resíduos sólidos de Novo Hamburgo. A atividade foi promovida pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, integrada pelos vereadores Gilberto Koch, do PT, Luis Carlos Schenlrte, do PMDB, e Jesus Maciel Martins, do PTB. O debate será transmitido pelo programa Contraponto, da TV Câmara, canal 16 da Net, na próxima segunda-feria, 8 de junho, às 18h30min. Além de Betinho e Schenlrte, participaram do debate especialistas da área.


No primeiro bloco do programa, os engenheiros Geraldo Reichert e Valtemir Goldmeier falaram sobre a reciclagem de resíduos sólidos urbanos. Segundo Reichert, no Brasil, cerca de 40% dos resíduos vai parar nos lixões a céu aberto. Para ele, o número é bastante elevado. "Para tentar diminuir o problema, o Brasil precisa investir em mais aterros sanitários. Porém, precisamos enviar menos resíduos para esses locais", explica. Já Valtemir falou sobre o trabalho dos catadores de lixo em Novo Hamburgo. "Precisamos dar maior apoio aos catadores individuais ou cooperativados, construindo galpões de reciclagem para que eles possam trabalhar", destaca. Ele afirma que está sendo feito um trabalho para transformar o lixão da Roselândia em um local de compostagem e triagem de lixo.

O segundo bloco do programa contou com a presença do biólogo Abel Bienvenutti e do economista Antônio Saldanha Nunes. Eles falaram sobre a questão dos resíduos industriais. Segundo eles, o poder público não tem responsabilidade no que se refere aos resíduos industriais. Eles acreditam que as indústrias precisam investir mais em formas de fazer essa reciclagem. Os especialistas acreditam que Novo Hamburgo tem um pólo industrial bastante desenvolvido, principalmente no setor coureiro-calçadista. "Todo esse resíduo gerado pelas indústrias precisa ter uma destinação correta", comenta Abel. Segundo ele, a questão do tratamento é muito importante. "Quando misturamos os resíduos, acabamos destruindo aqueles que são potencialmente recicláveis", garante.

O último bloco trouxe os vereadores Luis Carlos Schenlrte (PMDB) e Gilberto Koch (PT). Eles falaram sobre as iniciativas do Legislativo na questão do lixo em Novo Hamburgo. Ambos acreditam que o trabalho de reciclagem é bastante caro para os poder público e privado. Segundo os vereadores, visitas estão sendo feitas em órgãos privados para ver como é realizado o trabalho de reciclagem, além da participação em conferências e palestras sobre o tema. Além disso, reiteram a necessidade de uma maior integração da comunidade para tentar diminuir os problemas da destinação inadequada dos resíduos sólidos no município.


Saiba mais sobre os especialistas:

Abel Bemvenuti é biólogo e cooredenador executivo da Fundação Desenvolvimento Ambiental (Fundamental).

Antônio Saldanha Nunes é Economista e diretor da empresa SIL Soluções Ambientais Ltda.

Geraldo Reichert é engenheiro civil. Atualmente integra a Equipe de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre. Professor do Curso de Engenharia Ambiental da UCS. Instrutor de cursos pela ABES desde 1997.

Valtemir Goldmeier é engenheiro civil. Mestre em Engenharia Ambiental e Tecnologias Limpas. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho. Ex-Presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente. Responsável Técnico pela Divisão de Meio Ambiente da FAMURS. Consultor da Confederação Nacional de Municípios - CNM.