CANUDOS DEFENDE POLÍTICA DE PREVENÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Audiência Pública debateu a falta de segurança
Por iniciativa da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, realizou-se uma audiência pública no Bairro Canudos, na noite da última terça-feira, 26, no CTG Essência da Tradição. Representantes da comunidade, vereadores e autoridades convidadas foram unânimes em defender a implantação de uma política de prevenção contra a falta de segurança. Esta seria, na avaliação dos presentes, a única alternativa para combater a situação de calamidade que enfrentam os 76 mil habitantes do maior bairro da cidade.

Ao final da audiência, o vereador Jesus Maciel Martins, que presidiu a reunião, apresentou um elenco de reivindicações essenciais à segurança, defendidas pelos representantes da comunidade na audiência, a saber: segurança preventiva, intensificação do policiamento nas ruas, desenvolvimento de projetos para a juventude, educação infantil, combate à prostituição infantil, às drogas, atividades esportivas, iluminação pública, melhorias nas ruas e becos, moradias mais dignas, saneamento básico, mais viaturas para a polícia, aumento do número de câmeras de vigilância, incentivar a população a denunciar infratores, manutenção dos estagiários nas DPs e geração de empregos. Reunidas em documento, as solicitações serão remetidas às autoridades competentes.

O prefeito Tarcísio Zimmermann encerrou a reunião, definindo a situação como "dramática". Disse que é preciso entender o recado da população que, na sua avaliação, não se fez representar em número adequado à importância do debate. Explicou que a situação de insegurança é o resultado da crise do setor coureiro-calçadista de 1993, que desestruturou a economia local, destruiu as oportunidades de emprego e afetou diretamente as famílias da região. Manifestou-se contra a manutenção dos estagiários nas DPs e contra a presença de GMs em desvio de função. Relatou o empenho da administração em atender setores como o da saúde e da iluminação e propôs nova reunião com a Polícia Civil e a Brigada Militar para intensificar um trabalho mais consistente entre Poder Público e comunidade.

O secretário de Obras do Estado, José Carlos Breda, anunciou que o governo quer implantar um projeto de repressão à violência em NH, e que Canudos poderá ser o escolhido. A obra inclui quadras de esporte, implantação do programa saúde da família e programas para a juventude. O vereador Jesus Martins, que preside a Comissão de Segurança, aproveitou a presença do secretário Breda para solicitar o término da Avenida dos Municípios, que classificou como fundamental para o trânsito de Canudos.

O vereador Gerson Peteffi, integrante da Comissão de Segurança, disse que Canudos está abandonado com relação à prevenção na segurança. Reivindicou viaturas, policiamento ostensivo e abordagens de pedestres e motoristas. O vereador Sérgio Hanich, da Comissão de Segurança da Câmara, solicitou a presença efetiva da Brigada no posto da Rua Bruno Werno Storck e uma viatura na Praça Centenário. Solicitou, ainda, a participação da GM na fiscalização do trânsito e da BM no controle dos delitos mais graves.

Também se manifestaram os vereadores Matias Martins, Alex Rönnau, Luiz Carlos Schenlrte e Volnei Campagnoni. Além dos vereadores, defenderam a prevenção e apontaram problemas do Bairro o presidente da Associação de Moradores da Vila Iguaçu, Pedrinho de Oliveira; Marcos Aguiar, do Conselho Tutelar 1; Ademar Bauer, comerciante; João Valderi, diretor do Jornal de Canudos; Lindomar da Veiga; Emerson Ednei Lopes; João França, da Associação de Moradores da Vila Marissol; Juarez Fontoura, patrão do CTG Essência da Tradição; Rita de Oliveira, vice-presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes; Silvio Kist Huppes, titular da 3ª DP e Adriano Carvalho Dolzan, da Secretaria de Segurança Pública. Este último prometeu uma viatura para Canudos em menos de 60 dias.

Veja mais fotos do evento