Mostratec deve atrair mais de 20 mil visitantes

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Cerca de 600 jovens participarão do evento
A Presidente da 24ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e do 16º Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET), Luíza Leane Vitório, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, participou da sessão de terça-feira, 28 de abril. Ela trouxe informações sobre os dois eventos, que serão realizados de 27 a 30 de outubro deste ano.

Luíza agradeceu a receptividade e as ações propostas pela Câmara, que abriu espaço para o uso da tribuna e deu agilidade ao processo de encaminhamento de um projeto solicitando auxílio financeiro. Conforme ela, a Casa sempre manifestou apreço e consideração pela Fundação. "Prova disso foi o recebimento da homenagem pelos 42 anos de atuação, proposta pelo ex- aluno e atual vereador, Raul Cassel".

"Estamos aqui para dividir o sucesso desses 24 anos de Mostratec com vocês. Nesta edição, esperamos, durante uma semana, alojar mais de 600 jovens de até 21 anos e seus acompanhantes, provenientes dos mais distantes lugares". Luíza ressaltou que na última edição da Feira, em 2008, receberam 20 mil visitantes. "Lotamos todos os hotéis e impulsionamos o comércio, incrementando a economia local", falou.

De acordo com ela, 19 países do Exterior, entre eles, Azerbaijão, Chile, Nigéria, Uruguai, Romênia, Turquia e EUA e representantes de 20 Estados brasileiros compareceram ao evento.

A Mostratec, acredita ela, vem projetando Novo Hamburgo no Brasil e no Mundo. "O primeiro trabalho brasileiro a ser premiado em um feira mundial, em 1995, foi de nossa cidade, da Fundação Liberato", disse, orgulha.

No mesmo período da Mostratec também ocorrerá o SIET, destinado a professores, especialistas e pesquisadores da área. A organização do evento espera a inscrição de cerca de 280 projetos de pesquisa. Além disso, serão realizadas as feiras estadual e nacional de ciências.

Toda a estrutura é de responsabilidade dos servidores da Fundação Liberato. "Estamos encontrando dificuldade em organizá-la, devido a sua amplitude", ressaltou. Ela enumerou altos gastos em organização e estrutura, citando a crise econômica mundial como um dos fatores que fizeram com que os incentivos e os patrocínios diminuíssem. Além disso, pediu auxílio dos vereadores para solucionar os problemas. " A Mostratec já é um patrimônio da cidade e queremos que esta comunidade se aproprie disso. Precisamos do apoio dos senhores", enfatizou, acrescentando o objetivo de transformar Novo Hamburgo em um pólo de desenvolvimentos científico e tecnológico. "Queremos inovar e diversificar a sua economia. Nós acreditamos no potencial de nossos jovens", destacou.

Dentre as demais informações dadas, Luíza falou do desafio de realizar a primeira edição da feira fora da Fundação. Neste ano, ela acontecerá nos pavilhões da Fimec. Nos cederam sem custos, por acreditarem no potencial de expansão deste evento", finalizou. Ricardo Ritter, PDT, saudou a gestão pública por ceder, gratuitamente, os pavilhões da Fenac para a realização da Mostratec.

O vereador Raul Cassel, PMDB, aproveitou o momento para entregar uma placa que simbolizou a homenagem aos 42 nos da Instituição.

A Mostratec
A presidente explicou que a Mostratec nasceu em 1977, por iniciativa do professor Alberto Dal’Molin Filho, como uma feira de ciências. Os objetivos eram tornar o ensino mais agradável e inovador.

Em 1978, a feira de ciências ganhou proporção estadual e, em 1990, nacional, quando passou a contemplar escolas tecnológicas de todo o Brasil. Em 1994, a Mostratec projetou-se internacionalmente e obteve destaque como principal evento de pesquisa científica do país e um dos maiores da américa do sul.