30/09/2010 - Moção por estação de trensurb no bairro industrial é aprovada por unanimidade

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h58
De autoria de Gilberto Koch, documento deve ser enviado ao Ministério das Cidades

Por meio de uma moção de autoria de Gilberto Koch (PT), presidente da Comissão Especial Pró-Trensurb – também assinada, em um primeiro momento, por Ricardo Ritter - Ica (PDT), presidente da Comissão de Obras – os vereadores manifestaram apoio à construção de uma Estação Metroviária no bairro Industrial, dentro das obras de extensão do trensurb a Novo Hamburgo.

Betinho pondera que essa nova opção de transporte na cidade implica diversos benefícios, como acesso rápido, seguro e barato à Capital, redução do tráfego de automóveis e ônibus na BR-116, gerando menos acidentes e menos poluição, e também reurbanização dos entornos das estações. Contudo, o vereador aponta que a amplitude do trecho entre o bairro Liberdade e a Fenac, com cerca de três quilômetros, dificultará o embarque e desembarque dos usuários que moram ou trabalham nessa área. Segundo o petista, a avenida Sete de Setembro, uma das entradas da cidade, concentra grande número de indústrias, comércios e serviços. "Uma estação nas proximidades dessa avenida é pedido da comunidade", afirmou.

Apoio das bancadas
Betinho pediu apoio de todas as bancadas, por meio da assinatura de seus interantes. Ele disse que o documento deverá ser enviado ao Ministério das Cidades, à Prefeitura e à diretoria da Trensurb, entre outros órgãos. Ica salientou que, depois de pronta a obra, será quase impossível a construção de outra estação, por isso a mobilização é urgente. Volnei Campagnoni (PCdoB) disse que, além da Moção, outras atitudes devem ser tomadas, pois essa estação é um direito da comunidade. O presidente da Câmara, Jesus Maciel (PTB), lembrou que já havia conversado com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, sobre o tema, e que ele havia se mostrado receptivo à ideia.

30/09/2010