30/06/2010 - Comissão sugere mudanças na arborização

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h58
Vereadores solicitam que árvores exóticas fiquem fora da regulamentação

Integrantes da Comissão de Meio Ambiente, Matias Martins (presidente) e Gilberto Koch (relator) reuniram-se com a diretora de proteção ambiental, Karina Romariz Batista, o diretor de licenciamento ambiental, Jenoildo Fragatta, o secretário de desenvolvimento rural, Lealdo Tavares, e o engenheiro civil Valtemir Goldmeier na manhã da última terça-feira, 29 de junho.

O objetivo foi discutir a indicação encaminhada pela Comissão, sugerindo alteração da lei nº397/2000, que estabelece normas de proteção e promoção da arborização no Município. Segundo a regulamentação, para cada árvore cortada, três devem ser plantadas. Os vereadores solicitam, porém, que as árvores exóticas de replantio, tais como eucalipto, pinus e acácia, não se enquadrem nesta lei, uma vez que possuem finalidade comercial.

Durante a reunião, Goldmeier informou que já está com o procurador do Município, Rui Noronha, o texto que altera a legislação. Ele garantiu que em breve ela retornará para apreciação do Legislativo.

Nesse período, para que os agricultores não sejam prejudicados, a autorização para o corte das árvores exóticas pode ser solicitada na secretaria de Meio Ambiente.

30/06/2010