30/03/2011 - Vereadores falam sobre ampliação da linha do trem

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h58
Pontos para taxistas, saúde e segurança também foram temas abordados

As obras que estão sendo realizadas em Novo Hamburgo foi um dos principais temas debatidos pelos vereadores na sessão de terça-feira, 29. Gerson Peteffi (PSDB) apontou que, apesar das inúmeras melhorias em andamento, o Município ainda precisa conquistar a ampliação do Hospital Municipal, consertos em postos de saúde, o fim dos alagamentos e a conclusão da rua Rincão.

Jesus Maciel (PTB) disse estar preocupado com as obras de esgotamento. Segundo ele, da forma como a obra está sendo feita, podem ocorrer alagamentos. Ele disse que irá convidar os engenheiros a participar de uma sessão, para que possam responder aos questionamentos dos parlamentares. Para Volnei Campagnoni (PCdoB), faltam projetos e estudos quando se trata das obras na cidade.

Matias Martins (PT) destacou que a preocupação é normal. "Eu falei, há cerca de um ano, que o Município se tornaria um canteiro de obras."

Trem em outros bairros
Ito Luciano (PMDB) destacou que o atual momento é ideal para que Novo Hamburgo consiga ampliar o trensurb para outros bairros. "Os governos municipal, estadual e federal é do PT. Temos condições de reivindicar essa obra; por isso, temos que somar esforços. Tenho certeza que essa luta interessa a todos. Temos que pedir o apoio de entidades como CDL e Sindilojas, do grupos dos inconformados e do Grupo Editorial Sinos." Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) concordou. "O trem deveria ir até Canudos. Muitos criticam essa proposta, mas isso será benéfico para toda a comunidade."

Matias apontou que a Câmara de Vereadores está apoiando essa ideia. "Estamos assumindo a luta, é o começo de um longo trabalho. O trem é um meio de transporte barato e pouco poluente." Leonardo Hoff (PP) lembrou que nesta quarta-feira, dia 30, às 16 horas, ocorre a primeira reunião do grupo de estudos criado para debater os impactos da vinda do trem à cidade.

Saúde
Após mais de um mês relatando na tribuna o drama de um paciente que esperava por uma cirurgia, Sergio Hanich (PMDB) levou uma boa notícia: o cidadão hamburguense foi transferido para Porto Alegre, onde deverá receber o tratamento necessário.

Taxistas
Serjão afirmou estar preocupado com os taxistas, que deverão pagar pelo uso de hidrômetros. "Gostaria que fosse feita uma indicação para que eles ficassem isentos da tarifa de água." Volnei frisou que os taxistas deveriam ter um espaço adequado. "Acho que eles não teriam problema em pagar a taxa, desde que tivessem um espaço bom, padronizado, com sanitário. A cidade sairia ganhando."

Segurança
Carlinhos também relatou o assalto que sofreu na manhã de terça-feira, 29. Bandidos entraram em sua casa às 7h30min da manhã. O vereador lembrou que, há cerca de seis meses, teve o carro roubado. "É grande a insegurança da cidade", lamentou.