OBRAS GARANTIRÃO MELHOR ACESSO À CAPITAL
por admin
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última modificação
16/10/2020 19h58
Zulke destaca melhorias da BR-116 e construção da 448
O deputado estadual Ronaldo Zulke, PT, participou da sessão desta quinta-feira, 23, para falar sobre as atividades do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana, do qual participa como coordenador. Ele trouxe informações sobre a BR-448, BR-116, RS-118, RS-110 e a ampliação do Trensurb até Novo Hamburgo. O convite partiu da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara, composta pelos vereadores Gilberto Koch, PT, Ricardo Ritter, PDT, e Ito Luciano, PMDB.
Zulke começou seu relato abordando a reunião ocorrida na manhã do mesmo dia, em Porto Alegre, com a presença da Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, onde realizaram um balanço sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Rio Grande do Sul. Desse encontro, surgiu uma das notícias mais esperadas: a publicação do edital de licitação para a construção da BR-448, no Diário Oficial, dia 24 de abril. "Será a obra viária mais importante do Governo Federal no Estado", frisou.
Ronaldo Zulke informou que nos próximos três anos o Governo Federal investirá R$ 1,4 bilhão na região. "Há mais de um ano e meio, o Comitê luta para que as obras aconteçam na vida real e o calendário que temos hoje é uma conquista nossa", disse, ressaltando a importância de a sociedade civil se organizar, acompanhar e fiscalizar as ações de governo. "Se não tiver pressão, não sai nada. Temos de colocar pressão, mas precisamos estar organizados para que funcione", reiterou.
As obras
O deputado destacou que o Comitê foca o trabalho em cinco grandes eixos, que são as melhorias na BR-116; a construção da BR-448 (Rodovia do Parque); a duplicação da RS-118; a implantação da RS-110 e a extensão do trem até Novo Hamburgo.
Ele ressaltou que pretendem transformar a BR-116, trecho Porto Alegre ao Vale do Sinos, em uma via expressa, retirando as sinaleiras e demais interrupções. Também serão feitos viadutos, elevadas e passarelas. Informou a construção de uma ponte sobre o Rio Gravataí, do trevo Tabaí-Canoas, dos viadutos de acesso a Sapucaia do Sul e à Unisinos, do viaduto do Rincão, além da duplicação da 116, entre Novo Hamburgo e Dois Irmãos.
Falou também da mureta central da BR, da substituição das barreiras fixas por móveis, removidas para dar melhor fluidez ao trânsito, da criação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e de um conjunto de outras intervenções.
Sobre a construção da BR-448, Zulke falou que será a obra mais importante porque mudará a principal entrada de Porto Alegre. Destacou que a 448 inicia no cruzamento da BR-116 e da RS-118 e estende-se até a Freeway, no local onde será erguida a Arena Tricolor. "Sua construção é estratégica porque o movimento dos caminhões para o Porto de Rio Grande e para o Centro do País sairá dessa rota", disse, acrescentando que serão destinados R$ 850 milhões para 22 quilômetros.
Contudo, nem tudo são boas notícias, anunciou o deputado. Ele ressaltou a dificuldade na relação com a governadora do Estado, Yeda Crusius. "Estamos esperando por uma audiência com ela para falar sobre as obras há exatos 344 dias e até agora não conseguimos", disse.
O vereador Luiz Carlos Schenlrte, PMDB, perguntou sobre a construção da passarela da Fundação Liberato e do túnel ligando o lado leste com o lado oeste de Novo Hamburgo. Zulke ressaltou que a passarela está em fase de licitação. Sobre o túnel, informou que Tarcísio Zimmermann levou a reivindicação até o Comitê, dando como alternativa a construção de uma elevada. "Temos de verificar com a equipe do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) se pode entrar como uma obra do PAC", disse.
Respondendo ao vereador Ricardo Ritter, PDT, sobre a continuidade das obras na Avenida do Município, o deputado disse que o Comitê adotou a política de centrar fogo nos eixos mencionados. "Focamos em prioridades. Sugerimos que a Câmara, através de sua representação, leve essa reivindicação para a reunião. Sei da importância que essa Avenida representa".
Preocupado com os impactos ambientais das obras, o vereador Jesus Maciel Martins (PTB) focou pergunta neste tema. "Todas as questões ambientais estão previstas e as recomendações da FEPAM foram incluídas pelo projeto", finalizou.
Zulke começou seu relato abordando a reunião ocorrida na manhã do mesmo dia, em Porto Alegre, com a presença da Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, onde realizaram um balanço sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Rio Grande do Sul. Desse encontro, surgiu uma das notícias mais esperadas: a publicação do edital de licitação para a construção da BR-448, no Diário Oficial, dia 24 de abril. "Será a obra viária mais importante do Governo Federal no Estado", frisou.
Ronaldo Zulke informou que nos próximos três anos o Governo Federal investirá R$ 1,4 bilhão na região. "Há mais de um ano e meio, o Comitê luta para que as obras aconteçam na vida real e o calendário que temos hoje é uma conquista nossa", disse, ressaltando a importância de a sociedade civil se organizar, acompanhar e fiscalizar as ações de governo. "Se não tiver pressão, não sai nada. Temos de colocar pressão, mas precisamos estar organizados para que funcione", reiterou.
As obras
O deputado destacou que o Comitê foca o trabalho em cinco grandes eixos, que são as melhorias na BR-116; a construção da BR-448 (Rodovia do Parque); a duplicação da RS-118; a implantação da RS-110 e a extensão do trem até Novo Hamburgo.
Ele ressaltou que pretendem transformar a BR-116, trecho Porto Alegre ao Vale do Sinos, em uma via expressa, retirando as sinaleiras e demais interrupções. Também serão feitos viadutos, elevadas e passarelas. Informou a construção de uma ponte sobre o Rio Gravataí, do trevo Tabaí-Canoas, dos viadutos de acesso a Sapucaia do Sul e à Unisinos, do viaduto do Rincão, além da duplicação da 116, entre Novo Hamburgo e Dois Irmãos.
Falou também da mureta central da BR, da substituição das barreiras fixas por móveis, removidas para dar melhor fluidez ao trânsito, da criação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e de um conjunto de outras intervenções.
Sobre a construção da BR-448, Zulke falou que será a obra mais importante porque mudará a principal entrada de Porto Alegre. Destacou que a 448 inicia no cruzamento da BR-116 e da RS-118 e estende-se até a Freeway, no local onde será erguida a Arena Tricolor. "Sua construção é estratégica porque o movimento dos caminhões para o Porto de Rio Grande e para o Centro do País sairá dessa rota", disse, acrescentando que serão destinados R$ 850 milhões para 22 quilômetros.
Contudo, nem tudo são boas notícias, anunciou o deputado. Ele ressaltou a dificuldade na relação com a governadora do Estado, Yeda Crusius. "Estamos esperando por uma audiência com ela para falar sobre as obras há exatos 344 dias e até agora não conseguimos", disse.
O vereador Luiz Carlos Schenlrte, PMDB, perguntou sobre a construção da passarela da Fundação Liberato e do túnel ligando o lado leste com o lado oeste de Novo Hamburgo. Zulke ressaltou que a passarela está em fase de licitação. Sobre o túnel, informou que Tarcísio Zimmermann levou a reivindicação até o Comitê, dando como alternativa a construção de uma elevada. "Temos de verificar com a equipe do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) se pode entrar como uma obra do PAC", disse.
Respondendo ao vereador Ricardo Ritter, PDT, sobre a continuidade das obras na Avenida do Município, o deputado disse que o Comitê adotou a política de centrar fogo nos eixos mencionados. "Focamos em prioridades. Sugerimos que a Câmara, através de sua representação, leve essa reivindicação para a reunião. Sei da importância que essa Avenida representa".
Preocupado com os impactos ambientais das obras, o vereador Jesus Maciel Martins (PTB) focou pergunta neste tema. "Todas as questões ambientais estão previstas e as recomendações da FEPAM foram incluídas pelo projeto", finalizou.