Prendas exibem ações de educação ambiental

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Iniciativa faz parte do projeto CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura
A preservação ambiental foi o assunto trazido pelas prendas do CTG Essência da Tradição, do Bairro Canudos, na sessão de terça-feira, 24. Elas usaram a tribuna popular para apresentar o projeto "CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura", que vem sendo realizado por prendas e peões, desde novembro do ano passado, quando o tema foi aprovado no Congresso Tradicionalista Gaúcho. Também participaram da sessão, a Coordenadora Cultural, Vilma Machado e o Patrão, Juares da Fontoura.

A 1ª prenda juvenil da 30ª Região Tradicionalista (R.T), Carolina Machado Eléguida, explicou que, a cada ano, o congresso escolhe um assunto para ser abordado e, em 2009, o debate gira em torno do tema "Preservação Ambiental: Dever de Todos".

Carolina destacou que o projeto vem sendo desenvolvido, em Novo Hamburgo, nas margens do Arroio Pampa. Na primeira etapa, foi feita uma pesquisa com os moradores da localidade, para diagnosticar a real importância que o córrego possui. Em um segundo momento, foi recolhido lixo em suas margens, nas proximidades do CTG e realizado o plantio de árvores doadas pelo Horto Municipal. Na última etapa, de conscientização, distribuíram panfletos aos funcionários de calçados Beira-Rio.

"O resultado dessas ações não são instantâneos, se dão a longo prazo. Temos consciência e certeza de que, se cada um fizer a sua parte, teremos resultados bons em relação ao meio ambiente", disse Carolina.

A prendinha mirim Natália Kunrath realizou trabalho ambiental na praça da Rua Nicolae Vasilescu, Bairro Canudos. Além da limpeza do local, redobraram o cuidado com as plantas e distribuíram latas de lixo pela praça, estimulando, segunda ela, que os resíduos sejam destinados ao lugar correto.


Trabalho também foi realizado em Ivoti

Paula Soares, 1ª prenda da 30ª R.T, deu vida ao projeto na sua cidade natal, Ivoti. O cenário escolhido foi o Centro Geriátrico do Hospital Municipal, onde vários idosos estão internados. O trabalho estava focado na divulgação da medicina campeira, dos chás e das ervas, principalmente a macela que, segunda ela, é a planta símbolo do RS. Paula destacou que aproveitou o momento para saber mais informações sobre como é realizado o recolhimento do lixo hospitalar, recebendo esclarecimentos que ajudaram a diferenciar o que é um material contaminado, um resíduo que pode ser reaproveitado e o lixo orgânico. "A parte que mais me interessou foi conhecer a horta do hospital e descobrir que a matéria orgânica é aproveitada como adubo", disse a prenda, ressaltando a importância em estar na Câmara falando à comunidade. " É essencial o espaço que o poder público abre em nosso favor", falou.

O vereador Sergio Hanich (PMDB) parabenizou as prendas e o patrão pelo belo trabalho que fazem para a sociedade, bem como o conhecimento que demonstraram sobre o meio ambiente.

O líder do governo, Gilberto Koch, aproveitou o momento para saudar a todas as entidades que integram em sua rotina a luta pelo meio ambiente. Destacou o trabalho realizado pelo SOS Rio do Sinos e da Comissão Pró-Sinos, além da preocupação dos professores em sala de aula. "Sabemos que a luta é dura e que a educação ambiental deveria abranger os adultos também", enfatizou Betinho, acrescentando que as associações de moradores estão disponíveis para cumprir esse papel.

Betinho faz chamamento a Seminário

O vereador petista lembrou, também, a realização do 2º Seminário da Comissão Intermunicipal Legislativa de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, no plenário da Câmara, dia 22 de abril. O evento transformará a Comissão provisória em permanente e debaterá o panorama do sistema de saneamento do país, em especial o do Vale do Rio dos Sinos. Aproveitou a deixa para informar que a próxima reunião da Comissão Pró-Sinos será na sexta-feira, 27 de março, na ocasião da visita ao Barco Martin Pescador, em São Leopoldo.