Vereadores debatem assuntos do cotidiano hamburguense

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Efeitos da audiência pública foram questionados
No expediente oral da sessão de quinta-feira, 19, os vereadores se pronunciaram sobre diversos assuntos que permeiam a rotina da comunidade hamburguense. A situação do transporte coletivo e do sistema de saúde foram alguns dos assuntos em foco.

Gerson Peteffi, PSDB, que esteve afastado da vereança por motivos de saúde, questionou os resultados da audiência pública "Menos Empresas, Menos Empregos", realizada no dia 12 de março. Leonardo Hoff, que presidiu a audiência, falou sobre a garantia dada pelo executivo de que todos os valores já empenhados serão pagos às empresas.
Gilberto Koch, PT, apresentou pedido, que será enviado à prefeitura, para melhorias do transporte público. Segundo Betinho, é essencial que os ônibus tenham cobrador. "O motorista não pode se preocupar com o trânsito e ao mesmo tempo cobrar a passagem", disse. O vereador lembrou o alto valor pago pelos usuários e destacou que a falta de cobradores, além de diminuir a segurança, gera desemprego.
Jesus Maciel Martins, PTB, pediu ao INSS mais segurança no acesso ao seu banco de dados. O parlamentar revelou que é crescente o número de golpes sofridos pelos aposentados. Ele acredita que o trabalho dos golpistas é facilitado pelo livre acesso aos comprovantes de pagamento dos associados.
Lenardo Hoff, PP, usou a tribuna para elogiar o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, por liderar um governo de diálogo e de composições. Para Hoff, o destaque é a criação de um escritório de empreendedorismo e a política de redução tributária, que já está sendo implantanda. O vereador frisou que dinheiro que não é consumido em imposto é mais renda para o cidadão e incremento para a economia.
Carlinhos Scnhenlrte, PMDB, lembrou das lutas para a construção da elevada no bairro rincão. O peemedebista registrou que o governo deve investir nesta obra, pois é de interesse de toda a comunidade. Complementando o colega, Gérson Peteff falou que a região encontra-se um caos e alertou que com a movimentação está mais fácil andar a pé do que de carro pelo local. As obras iniciaram em fevereiro e a previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2011.
A saúde pautou a fala do vereador Vitor Gatelli. O petista discorda de quem afirma que o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma tragédia. Gatelli citou a importância do Sistema, lembrando que antes da constituição de 1988, quem não possuía plano de saúde precisava pagar pelo atendimento. Para o vereador, o Sistema Único de Saúde ainda está em construção e, por isso, sua estrutura deve melhorar progressivamente.