Marco Arildo confirma trem em 2010
por admin
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última modificação
16/10/2020 19h58
Diretor afirma que conquista é da Câmara
O Diretor-Presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha, marcou presença na sessão de quinta-feira, 5, para esclarecer dúvidas e informar como está o andamento das obras de extensão do Trem até Novo Hamburgo, cujo lançamento oficial das obras aconteceu em 13 de fevereiro. O convite partiu da Comissão Pró-Trensurb, presidida pelo petista Gilberto Koch.
Marco Arildo ressaltou que a maior conquista pessoal que teve nesses 24 anos de atuação na empresa é a extensão da linha até Novo Hamburgo. "Sabemos que a luta não foi só nossa, mas da Comissão Pró-Trensurb da Câmara Municipal e de diversos setores e associações aqui de Novo Hamburgo".
Ele frisou que é uma satisfação muito grande vir até o Legislativo hamburgunse e afirmou que, no ano que vem, a vinda será de trem. De acordo com Arildo, o canteiro já está sendo construído em São Leopoldo. Inclusive, boa parte das fundações já foi realizada. "Com os investimentos do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento - já diminuímos o tempo de construção da obra de quatro para três anos. Após o pedido da Ministra Dilma Rousself, que nos "ordenou" que a obra ficasse pronta em menos tempo ainda, estamos acelerando".
Para o Diretor-Presidente da Trensub, a ação está gerando mais empregos do que a estimativa inicial. Além disso, as obras carregam junto a qualificação socioeconômica das cidades envolvidas. "Em quatro anos geraríamos 1.200 empregos diretos. Agora, cumprindo a solicitação da Dilma, o índice de emprego sobe para 1.800 diretos, podendo a chegar em 2.500, quando as 14 frentes de trabalho estiverem funcionando paralelamente. Sem contar os três mil empregos indiretos", falou, acrescentando que além de mão de obra, os benefícios também serão comprovados no mercado, pois todo o insumo para a construção da linha será adquirido na região.
O Trem em NH
Dezembro de 2011. Essa foi a dada dita por Arildo para que o trem chegue efetivamente no centro de Novo Hamburgo. "Esse é o foco", garantiu.
Respondendo à pergunta do vereador Jesus Maciel Martins, que indagou sobre possíveis entraves na liberação das verbas, Arildo foi claro ao dizer que não há qualquer obstáculo. De acordo com ele, os recursos estão todos disponíveis. "Nós desburocratizamos o processo. Atestamos que a obra foi feita, fazemos a mediação e o pagamento ao consórcio é realizado em 48 horas".
As licenças ambientais já estão liberadas e o impacto viário está sendo discutido junto à Prefeitura de Novo Hamburgo, disse o executivo da Trensurb. "Nós temos uma quinta estação em fase de idealização, localizada entre a Liberdade e a Fenac, que distam três quilômetros. Mas hoje estou impossibilitado de fazer, pelo acordo que estabelecemos com o Tribunal de Contas", falou.
O vereador Raul Cassel fez duas perguntas. A primeira dizia respeito à mudança da estação final para a Nações Unidas. "Não seria interessante projetar a idéia que o trem pudesse chegar até a universidade?", perguntou. "É uma questão que está sendo estudada", adiantou Arildo. A outra interrogação, referente ao dinheiro gasto com publicidade, foi respondida de forma direta: "Em 24 anos de atuação, temos 95% de aprovação de nossos usuários. É uma conquista para nós. Inclusive mudamos o nosso slogan: aproximando as cidades, unindo as pessoas".
Respondendo também a questionamentos do vereador Ricardo Ritter sobre a qualidade e segurança do transporte, Marco Arildo ressaltou que esse trem já está em funcionamento há 24 anos e que a vida útil dele é de 30 anos. "Estamos em uma encruzilhada. Além disso, subirá de 200 para 300 mil o número de pessoas transportadas por dia. Estamos estudando a modernização dos nossos trens e com certeza teremos de comprar novos trens para garantir uma viagem confortável aos usuários".
A segurança
O Diretor-Presidente da Trensurb falou que o trem terá o maior circuito de câmeras de televisão do Brasil. De acordo com ele, será um sistema inteligente, com programas multimídias, informando a plataforma em que o usuário se encontra e em quantos minutos chegará na próxima. "Esse conjunto de informações que sabemos que hoje está muito deficiente será modernizado pelo projeto que estamos estudando. Quando inaugurarmos a Estação Liberdade, prevista para 2010, já teremos novidades", afirmou.
Arildo foi firme e tocou várias vezes num ponto considerado indispensável por ele: o planejamento. Citou o exemplo da cidade de Curitiba, considerada pelos especialistas a mais bem planejada do Brasil. "Temos de discutir o Plano Diretor da cidade", falou, relembrando o ano de 1985, quando o trem foi inaugurado. "O crescimento demográfico da região metropolitana seria dado no eixo norte, mas com o encarecimento dos terrenos nesta região as pessoas migraram para Cachoeirinha", apontou, acrescentando que é emergente um estudo de planejamento urbano e que há condições de vencer esse desafio. Para ele, deve-se aproveitar, ao máximo, o investimento que o governo federal está destinando para o Vale do Sinos.
Também fazem parte da Comissão Pró-Trensurb os vereadores Ricardo Ritter, Jesus Martins, Gerson Peteffi, Ito Luciano e Leonardo Hoff.
Clique aqui para saber mais sobre a vinda do Trensurb.
Marco Arildo ressaltou que a maior conquista pessoal que teve nesses 24 anos de atuação na empresa é a extensão da linha até Novo Hamburgo. "Sabemos que a luta não foi só nossa, mas da Comissão Pró-Trensurb da Câmara Municipal e de diversos setores e associações aqui de Novo Hamburgo".
Ele frisou que é uma satisfação muito grande vir até o Legislativo hamburgunse e afirmou que, no ano que vem, a vinda será de trem. De acordo com Arildo, o canteiro já está sendo construído em São Leopoldo. Inclusive, boa parte das fundações já foi realizada. "Com os investimentos do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento - já diminuímos o tempo de construção da obra de quatro para três anos. Após o pedido da Ministra Dilma Rousself, que nos "ordenou" que a obra ficasse pronta em menos tempo ainda, estamos acelerando".
Para o Diretor-Presidente da Trensub, a ação está gerando mais empregos do que a estimativa inicial. Além disso, as obras carregam junto a qualificação socioeconômica das cidades envolvidas. "Em quatro anos geraríamos 1.200 empregos diretos. Agora, cumprindo a solicitação da Dilma, o índice de emprego sobe para 1.800 diretos, podendo a chegar em 2.500, quando as 14 frentes de trabalho estiverem funcionando paralelamente. Sem contar os três mil empregos indiretos", falou, acrescentando que além de mão de obra, os benefícios também serão comprovados no mercado, pois todo o insumo para a construção da linha será adquirido na região.
O Trem em NH
Dezembro de 2011. Essa foi a dada dita por Arildo para que o trem chegue efetivamente no centro de Novo Hamburgo. "Esse é o foco", garantiu.
Respondendo à pergunta do vereador Jesus Maciel Martins, que indagou sobre possíveis entraves na liberação das verbas, Arildo foi claro ao dizer que não há qualquer obstáculo. De acordo com ele, os recursos estão todos disponíveis. "Nós desburocratizamos o processo. Atestamos que a obra foi feita, fazemos a mediação e o pagamento ao consórcio é realizado em 48 horas".
As licenças ambientais já estão liberadas e o impacto viário está sendo discutido junto à Prefeitura de Novo Hamburgo, disse o executivo da Trensurb. "Nós temos uma quinta estação em fase de idealização, localizada entre a Liberdade e a Fenac, que distam três quilômetros. Mas hoje estou impossibilitado de fazer, pelo acordo que estabelecemos com o Tribunal de Contas", falou.
O vereador Raul Cassel fez duas perguntas. A primeira dizia respeito à mudança da estação final para a Nações Unidas. "Não seria interessante projetar a idéia que o trem pudesse chegar até a universidade?", perguntou. "É uma questão que está sendo estudada", adiantou Arildo. A outra interrogação, referente ao dinheiro gasto com publicidade, foi respondida de forma direta: "Em 24 anos de atuação, temos 95% de aprovação de nossos usuários. É uma conquista para nós. Inclusive mudamos o nosso slogan: aproximando as cidades, unindo as pessoas".
Respondendo também a questionamentos do vereador Ricardo Ritter sobre a qualidade e segurança do transporte, Marco Arildo ressaltou que esse trem já está em funcionamento há 24 anos e que a vida útil dele é de 30 anos. "Estamos em uma encruzilhada. Além disso, subirá de 200 para 300 mil o número de pessoas transportadas por dia. Estamos estudando a modernização dos nossos trens e com certeza teremos de comprar novos trens para garantir uma viagem confortável aos usuários".
A segurança
O Diretor-Presidente da Trensurb falou que o trem terá o maior circuito de câmeras de televisão do Brasil. De acordo com ele, será um sistema inteligente, com programas multimídias, informando a plataforma em que o usuário se encontra e em quantos minutos chegará na próxima. "Esse conjunto de informações que sabemos que hoje está muito deficiente será modernizado pelo projeto que estamos estudando. Quando inaugurarmos a Estação Liberdade, prevista para 2010, já teremos novidades", afirmou.
Arildo foi firme e tocou várias vezes num ponto considerado indispensável por ele: o planejamento. Citou o exemplo da cidade de Curitiba, considerada pelos especialistas a mais bem planejada do Brasil. "Temos de discutir o Plano Diretor da cidade", falou, relembrando o ano de 1985, quando o trem foi inaugurado. "O crescimento demográfico da região metropolitana seria dado no eixo norte, mas com o encarecimento dos terrenos nesta região as pessoas migraram para Cachoeirinha", apontou, acrescentando que é emergente um estudo de planejamento urbano e que há condições de vencer esse desafio. Para ele, deve-se aproveitar, ao máximo, o investimento que o governo federal está destinando para o Vale do Sinos.
Também fazem parte da Comissão Pró-Trensurb os vereadores Ricardo Ritter, Jesus Martins, Gerson Peteffi, Ito Luciano e Leonardo Hoff.
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