29/10/2010 - Saúde é foco de pedidos de providências

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h58
Programa para professores e pombal estão entre as preocupações dos vereadores

Os vereadores apresentaram, no final desta semana, diversos pedidos de providências à Prefeitura. O presidente da Câmara, Jesus Maciel (PTB), solicitou troca de lâmpadas na rua General Vargas e poda de árvore na rua Saldanha Marinho. O vice Sergio Hanich (PMDB), conserto de infiltração na rua Heitor Villa Lobos.

Limpeza e pombas
Ito Luciano (PMDB) repassou uma lista de demandas da comunidade que inclui conserto de infiltração em calçada da rua Júlio Adams; limpeza nas ruas Luiz de Camões, Marechal Floriano, Quaraí e Alberto Torres, além de aterramento na rua Andrade Neves. Raul Cassel (PMDB) sugeriu a retirada das pombas da Praça do Imigrante. Segundo ele, esses animais, conhecidos como ratos do ar, podem transmitir doenças respiratórias, fúngicas e alérgicas. "Há bastante tempo tem-se discutido, informalmente, a relocação do pombal existente na Praça do Imigrante", apontou. O suplente Abrelino Rodrigues, que assumiu a cadeira de Cassel na sessão de terça-feira, 26, pediu melhorias na rede pluvial da rua Charrua.

A voz dos professores
Carmen Ries (PT) propôs a criação do Programa de Saúde Vocal dos Professores da Rede Municipal de Ensino. "O objetivo é prevenir a disfonia, pois esses profissionais usam a voz constantemente", disse a vereadora. O problema pode implicar o afastamento da sala de aula. "Nesse caso, perde-se o trabalhador habilitado, e haverá a necessidade da contratação e capacitação de um novo, o que representa despesa para os cofres públicos." A ideia é oferecer assistência preventiva, com orientações sobre o uso adequado da voz, e também pleno acesso a tratamento especializado de fonoaudiólogo e médico a quem tiver detectado algum distúrbio.

Faixa Nobre
Ricardo Ritter (PDT) pediu conserto de uma infiltração na rua Cabreúva – e a realização de estudo para instalação a faixa nobre em toda extensão da Av. Dr. Maurício Cardoso. "Algumas pessoas concordam com isso, outras não. Não cabe a mim realizar. Só pedi o estudo para iniciar o debate", salientou. Gerson Peteffi (PSDB) reiterou o Pedido de Providências nº 2551/2010, solicitando a solução de afundamento na calçada da rua Manoel Hermoges de Mello, em frente ao nº 72.

29/10/2010