29/09/2011 - Case é homenageada por sete anos de atividades

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 19h58
Requerimento é de autoria de Alex Rönnau

 O Centro de Atendimento Sócio-Educativo – Case foi homenageado na sessão desta quinta-feira, 29, por solicitação de Alex Rönnau (PT). A entidade completa sete anos de atividades em 2011. "O Case é uma das dezesseis unidades da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul. Foi inaugurado em agosto de 2004 para receber adolescentes de 35 municípios dos vales do Sinos, Paranhana e Caí." O parlamentar lembrou que, hoje, são atendidos cerca de 100 adolescentes. "Vocês têm em suas mãos a forma de recuperar os sonhos desses jovens. Contem sempre com este vereador e com esta Casa", disse aos profissionais presentes. Jesus Maciel (PTB) também saudou os servidores do centro pela coragem de assumir o desafio. "Nosso jovem deve ser valorizado, mas com limites, sabendo o que pode e o que não pode fazer."

Responsabilidade de todos
A presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase/RS), Joelza Mesquita, disse que o objetivo dos trabalhos é cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "Os adolescentes que estão lá foram privados de todos os direitos. Neste momento, estão em fase de delinquência. Mas não nasceram bandidos, e precisam ter uma chance de recuperação. A responsabilidade não é só nossa: é do governo e da sociedade."

O diretor da Case/NH, Valdemir Estran, disse que um dos objetivos é buscar oportunidades para quem sai da internação, através de parcerias com empresas. "Ao longo desses anos, vários adolescentes que cumpriram medidas tornaram-se profissionais e pais de família porque receberam uma oportunidade. Todos nós temos o compromisso de buscar uma alternativa."

Conheça mais
O Case faz parte da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase/RS), criada a partir da Lei Estadual nº 11.800, de 28 de maio de 2002, e do Decreto Estadual nº 41.664, de 6 de junho de 2002, consolidando o processo de reordenamento institucional iniciado com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, que também provocou o fim da antiga Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem). A Fase é a responsável pela execução das medidas socioeducativas de internação e de semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, a adolescentes autores de ato infracional.

O atendimento prestado na Fundação é baseado no Programa de Execução de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade (Pemseis), que tem como eixo principal o Plano Individual de Atendimento. O pressuposto básico da intervenção é a garantia aos direitos individuais e coletivos dos adolescentes, contemplando aspectos pedagógicos e terapêuticos no atendimento.

No Estado, há 16 Centros de Atendimento Socioeducativo (Case), seis em Porto Alegre e dez no interior. O Centro de Atendimento Sócio-Educativo/Regional de Novo Hamburgo tem capacidade para 60 adolescentes e destina-se à internação de adolescentes com origem na região, sob a jurisdição do Juizado Regional da Infância e da Juventude de Novo Hamburgo. Fica na avenida Intermunicipal, 600, Canudos.

Fonte: Fase

29/09/2011

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo no Flickr

Assista à TV Câmara no YouTube

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh


envie por e-mail