29/06/2011 - Francal: ministro promete medidas contra triangulação
A prática da triangulação, quando um país exporta usando outros como origem dos produtos, é uma das principais preocupações do setor calçadista. Na tarde desta terça, 27, o presidente Leonardo Hoff reuniu-se, durante a Francal, com o presidente da Frente em Defesa do Setor Çalçadista da Câmara Federal, deputado federal Renato Molling, para tratar do assunto.
O parlamentar falou sobre o encontro com o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, que esteve no parque do Anhembi na segunda-feira. Segundo Molling, o ministro comprometeu-se em interceder junto à receita federal para obter informações que serão utilizadas no processo contra a triangulação. "Além disso, enfatizou a necessidade de mais rigor na fiscalização alfandegária e a exigência do certificado de origem". Para o progressista, essas medidas são fundamentais para que se possa comprovar a prática feita por outros países asiáticos e enquadrá-los na taxa antidumping, que é de $ 13,85 por produto.
Molling falou ainda sobre o pacote de ações que deverá ser apresentado pela Presidência para o setor industrial. Entre elas, a desoneração da folha de pagamento. O deputado ressaltou que um dos pleitos da comissão, apoiada pelos vereadores hamburguenses, é que o percentual seja diferenciado para os segmentos de mão de obra intensiva, no qual se enquadra a cadeia do calçado.
29/06/2011