28/10/2010 - Democracia deliberativa é tema de palestra

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h57
Jornalista e advogada Carmela Grüne fala sobre engajamento político e o papel do legislador

Como parte da Semana da Câmara, na tarde desta quinta-feira, 28, a jornalista e advogada Carmela Grüne, Presidente do Jornal Estado de Direito, ministrou uma palestra intitulada A Democracia Deliberativa no Brasil: voto pelo compromisso com o coletivo.

Falta de reconhecimento
Carmela apontou que grande parte da população brasileira não reconhece o que é produzido pelo legislador, nem entende a importância de seus representantes. Segundo ela, é preciso capacitar o cidadão para que ele participe dos processos. "Muitos não conseguem compreender seus direitos", disse, apontando que, às vezes, isso é culpa dos próprios legisladores."

Engajamento
A advogada lembrou que o Judiciário tem assumido o papel que deveria ser do Legislativo. "Sou contra isso." Para mudar essa situação, todas as pessoas devem participar dos processos democráticos. "Devem ter condições de engajamento social." Sua sugestão é que a educação cívica faça parte da formação dos estudantes desde pequenos. "Países como Espanha são desenvolvidos nesse sentido, falam em competência social e cidadania."

Desmitificação
Aqui, porém, ainda temos uma dificuldade linguística, salientou Carmela. "Sociedade e Estado devem trabalhar juntos. A ausência de participação política da sociedade é reflexo da maneira como nós agimos. Temos que procurar desmitificar o Direito como uma ciência distante do cotidiano. Acredito no Poder Legislativo, vocês têm essa missão de estimular a população, para que ela ajude nas deliberações", ponderou Carmela.

Transformação
A palestrante lamentou que o Direito ainda é elitizado, que existe a cultura de "deixar para o advogado resolver". Os cidadãos ainda não buscam o conhecimento do Direito como uma maneira de empreendedorismo, de sair do comodismo, afirmou. "Temos que possibilitar que o Direito seja um meio de transformação, de formação de autoestima necessária para as pessoas se façam presentes na política." Ela pediu apoio da Câmara para que sejam realizadas atividades, envolvendo de crianças a idosos, voltadas à difusão de informações sobre o Direito.

Reflexão
No final de sua apresentação, Carmela leu a letra da música "Comida", de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto.

O presidente da Casa, Jesus Maciel (PTB), destacou que a fala foi muito importante para que os vereadores pudessem repensar sua função.

28/10/2010