28/03/2011 - Câmara trabalha para ampliar linha do trem

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h57
Objetivo é que bairros Canudos e Hamburgo Velho contem com estações

Cada vez mais preocupados com a mobilidade urbana em Novo Hamburgo, os vereadores trabalham para propor melhorias ao projeto de extensão da linha 1 do trensurb. Entre os avanços, eles buscam a ampliação do trem até Canudos, um dos maiores bairros da cidade, passando por Hamburgo Velho. Na tarde desta segunda-feira, 28, integrantes da Mesa Diretora e representantes das comissões de Obras e Especial Pró-Trensurb assinaram um requerimento formalizando essa solicitação.

O pedido será enviado para o prefeito Tarcísio Zimmermann, o governador Tarso Genro e a presidente Dilma Rousseff. Também receberão cópias do documento a Trensurb, o Tribunal de Contas da União (TCU), as casas civis estadual e federal, a Assembleia Legislativa, as bancadas gaúchas no Congresso Nacional e o Ministério das Cidades. O requerimento será aprovado pelo plenário hamburguense na sessão ordinária de amanhã, dia 29 de março, e deve ser assinado por todos os 14 vereadores. A intenção é que sejam destinadas verbas do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana das Grandes Cidades, chamado de PAC 2, para as obras.

O presidente da Frente Parlamentar Pró-Trensurb, Gilberto Koch (PT), apontou que este é o momento para se buscar essas melhorias. "Assim como Porto Alegre terá o trem atravessando a cidade, queremos essa opção em Novo Hamburgo. Depois, vamos buscar a expansão para Campo Bom e Sapiranga."

Participaram do ato o presidente da Câmara, Leonardo Hoff (PP), o vice-presidente Matias Martins (PT), o primeiro secretário Ricardo Ritter – Ica (PDT), Ito Luciano (PMDB) e Antonio Lucas (PDT), ambos integrantes da Comissão de Obras, e Gilberto Koch (PT), presidente da Frente Parlamentar Pró-Trensurb.