AUTOR DO LIVRO O 5 DE ABRIL PALESTRA NA CÂMARA

por admin última modificação 16/10/2020 19h57
Atividade integra seminário sobre os 200 anos da imprensa
A imprensa brasileira comemora em 2008 seus 200 anos. Para celebrar a data, a Câmara de Novo Hamburgo promove dias 8 e 10 de setembro o Seminário 200 Anos da Imprensa no Brasil, em parceria com a Feevale. As palestras, com entrada gratuita, abordarão a história da imprensa em Novo Hamburgo e no Rio Grande do Sul. O seminário será realizado no plenário do Legislativo e tem início às 19h30min.

No dia 8, o jornalista Martin Behrend falará sobre a "História do jornal O 5 de Abril". Martin é autor do livro "O 5 de abril - o primeiro jornal de Novo Hamburgo" e editor da Revista Expansão. No mesmo dia, a professora da Feevale Paula Puhl palestrará sobre "A questão da censura no jornal O 5 de Abril". Graduada em Jornalismo pela PUCRS, Paula é mestre e doutora em Comunicação Social. Para finalizar as palestras do dia 8, o professor da Feevale Marcos Santuário abordará o tema "O Jornal NH e a regionalização da Comunicação". Santuario tem mestrado em Comunicação Social e trabalha no Jornal Correio do Povo, Rádio Guaíba e TV Record Canal 2.

O escritor e jornalista Walter Galvani falará no dia 10 sobre a A História da Imprensa no Rio Grande do Sul. Ao longo de mais de meio século de carreira, trabalhou em diversos veículos de comunicação, entre eles Correio do Povo, Folha da Tarde, Folha da Manhã, O Momento, O Timoneiro, Jornal da Semana, Revista do Globo, rádios Pampa e Guaíba, jornais Diário de Canoas e ABC Domingo. Escreveu "Nau Capitânia", a primeira biografia de Pedro Álvares Cabral em 500 anos de história. Sua carreira garantiu-lhe inúmeros prêmios, honrarias e o reconhecimento da comunidade.

Além do seminário, a Câmara receberá, de 8 a 12 de setembro, a Exposição Itinerante 200 Anos da Imprensa no Brasil - Hipólito da Costa. A mostra irá disponibilizar 15 volumes do jornal Correio Braziliense, primeiro jornal do país, publicados em Londres, no período de 1808 a 1820. A exposição também apresentará banners informativos sobre a evolução da imprensa e sobre Hipólito, patrono da imprensa no Brasil.

A promoção é da Famurs - Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, em parceria com a ARI - Associação Riograndense de Imprensa. A mostra fica cinco dias em cada município e já passou por Canela, Caxias do Sul, Nova Pádua, Erechim, Passo Fundo, Santa Bárbara do Sul, Victor Graeff, Ijuí, Santa Rosa, Nova Esperança do Sul, Lajeado, Teutônia, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Encruzilhada do Sul. Depois de Novo Hamburgo, segue para Sapucaia do Sul, Esteio, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, Camaquã, Hulha Negra, Bagé, Aceguá e Pelotas.

Informações e inscrições: http://www.camaranh.rs.gov.br/CamaraMunicipal_Palestras.asp