26/08/2010 - Instituição Evangélica de NH na defesa do Rio dos Sinos

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h57
Professora e alunos da 7º série buscam conscientizar população

A convite de Raul Cassel (PMDB), a professora Ana Paula Machado, que dá aula de Ciências na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, participou da sessão desta quinta-feira, 26. Acompanhada por um grupo de alunos da 7º série, ela falou sobre o projeto Conscientização: um meio para o nosso ambiente, voltado à defesa do Rio dos Sinos.

Ana Paula explicou que a turma foi motivada pelo concurso O Rio dos Sinos é Nosso, coordenado pelo Grupo Sinos e ainda em andamento. "O desafio é criar ações que possam, de alguma forma, conscientizar a população e, ao mesmo tempo, incentivar a reflexão nos jovens." Segundo ela, o grupo fez uma visita a Caraá, onde fica a nascente. Depois, visitou o arroio Pampa, que passa por vários bairros de Novo Hamburgo. O objetivo era comparar a qualidade da água.

Os alunos enviaram fotos dos dois locais por e-mail para todos os seus conhecidos. "O desafio foi mandar para o maior número de pessoas. E eles deixaram uma pergunta: qual o rio que nós queremos?", salientou. Algumas das imagens foram exibidas em telão no plenário.

Além disso, frisou a professora, os estudantes pesquisaram sobre doenças causadas pela água poluída e conheceram a realidade de algumas pessoas que vivem às margens do Sinos. E ela deixou um alerta: "Com os aditivos usados na prática agrícola, alguns pontos da nascente já estão sendo afetados".

Comissão de Meio Ambiente
Cassel citou vários trabalhos desenvolvidos pela comunidade voltados à defesa do rio. "Por isso, convidei a professora e seus alunos", disse. O presidente Jesus Maciel (PTB) elogiou a iniciativa e lembrou que, em 2010, um dos focos do trabalho da Câmara é o meio ambiente.

Matias Martins (PT) colocou a Comissão de Meio Ambiente, da qual é presidente, à disposição da escola. "Podemos ir até lá e participar de um debate", sugeriu. O relator, Gilberto Koch (PT), lembrou que o grupo faz parte também do Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, que reúne mais de 20 cidades da bacia. "Tenho certeza que, com essa experiência, esses jovens sempre vão colaborar com a natureza", disse Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), secretário da comissão.

26/08/2010