25/05/2011 - Saúde e educação são temas de pronunciamentos

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h57
Vereadores também celebraram início da limpeza do arroio Pampa

Na sessão de terça-feira, 24, Sergio Hanich (PMDB) disse estar muito feliz com a notícia de que uma draga está sendo usada para limpar o arroio Pampa. O objetivo é retirar uma grande quantidade de resíduos do leito e, assim, minimizar os alagamentos que afetam os moradores das vilas Kipling e Getúlio Vargas. Ele frisou que espera, em breve, também celebrar outra conquista: um quebra-molas para a rua Bananal. 

Volnei Campagnoni (PCdoB) cobrou mais organização da AES Sul no trabalho de troca de postes. Ele ainda contou que a Comissão de Educação, da qual ele faz parte, segue realizando visitas em escolas de Novo Hamburgo. "Temos constatado problemas de infraestrutura. Mas ficamos surpresos que, nas primeiras instituições visitadas, não há falta de professores e a merenda está dentro dos conformes."

Alex Rönnau (PT) trouxe uma boa notícia: seu pedido de construção de uma academia ao ar livre para idosos, na área atrás da UPA de Canudos, será atendido. "Após a conclusão das obras do posto, a academia será feita no local indicado." Contudo, o vereador fez uma reclamação em relação ao atendimento no pronto-atendimento do Centro. Ele contou que esperou por três horas até seu sobrinho ser atendido pelo pediatra. "Lá havia penas quatro crianças. Não tem justificativa." Jesus Maciel (PTB) também falou sobre problemas na saúde: ele recebeu reclamações de usuários do posto do bairro Boa Saúde, pois não estariam sendo feitas consultas às sextas-feiras. 

Raul Cassel (PMDB), que é médico da rede municipal, apontou que nem todos os profissionais da saúde desrespeitam os cidadãos. "Não se pode colocar todos dentro do mesmo saco. Esse foi um fato isolado, que deve ser investigado." Cassel pediu ainda mais respeito aos taxistas da cidade. "Os pontos não têm banheiro, fonte de água, terminal de luz. Deveríamos ter mais consideração." Por fim, o peemedebista destacou que, em uma palestra que ministrou sobre o bullying, percebeu que as crianças estão atentas ao problema. "Conversei com cerca de 100 alunos da Escola Nilo Peçanha. Os jovens estão por dentro, falaram sobre respeito às pessoas e às coisas públicas." Cassel é autor do projeto de lei sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao "bullying" no projeto pedagógico elaborado pelas instituições de ensino públicas e particulares da cidade.