25/05/2010 - Proerd é homenageado e terá dia municipal

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h57
Todo o dia 15 de julho, Novo Hamburgo deve celebrar o Dia do Proerd. Foi aprovado em segundo turno, por unanimidade, na tarde desta terça-feira, 25, o Projeto de Lei 40/2010, de autoria de Carmen Ries (PT). O objetivo da proposta da vereadora é valorizar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

A partir de um requerimento de Carmen, Ricardo Ritter – Ica (PDT) e Gilberto Koch (PT), o Proerd também foi homenageado por seus 10 anos de atuação. Carmen salientou que o Proerd fortalece a imagem da polícia, e também a escola e a família. "O programa não invalida outras iniciativas. O engajamento de toda a sociedade é fundamental", disse. "É muito difícil atacar as consequências do uso de drogas, por isso que a prevenção é tão importante."

Ica lembrou que o trabalho dos policiais é voluntário. "Eles contribuem semanalmente com parte de seu tempo na construção de um mundo melhor." Ele disse que escuta muitos relatos de maldades cometidas contra crianças – como o oferecimento de drogas como se fossem balinhas perto das escolas. "Que essa meninada escute com atenção as orientações dos policiais. E vale lembrar que o esporte é outra forma de manter os jovens ocupados."

Rosane de Oliveira (PSDB), vereadora suplente que está no lugar de Gerson Peteffi e delegada, disse que foi uma honra estar na Casa no dia de homenagem ao trabalho da Brigada Militar. "São grandes parceiros. E o trabalho feito por eles nas escolas é muito importante. No meu trabalho, convivo com a tristeza que é a dependência química. Os danos são horríveis. Temos outras maneiras de enfrentar os problemas. A solução é ter alegria de viver e enfrentar os obstáculos de cara limpa e com coragem."

Resultados

A coordenadora estadual do Proerd, major Silvia Vissott Bitencourt, agradeceu a iniciativa dos vereadores. "Isso mostra como o Município está engajado na prevenção às drogas. Constatamos, por meio de trabalhos científicos, que as crianças que passam pelo Proerd, nestes quase 12 anos de ações, envolvem-se menos com drogas e violência."

Escolas no plenário

Para acompanhar a votação e a homenagem, estudantes lotaram as galerias da Casa nesta tarde. Alunos das 4ªs séries do Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig, da Escola Leopoldo Petry, do Colégio Estadual Wolfram Metzler e da Escola Municipal Jorge Evaldo Koch assistiram à sessão acompanhados por professoras e diretoras. Todos participam, atualmente, do Proerd.

A diretora da Ludwig, Laureana de Oliveira, disse que o programa é de grande importância, por busca combater a violência desde cedo. Sandra Scheffel, que ocupa o mesmo cargo na outra instituição, frisou que o Proerd ajuda as crianças a lidar com problemas de sua realidade, como o uso de drogas.

O presidente da Casa, Jesus Maciel (PTB), parabenizou os jovens e educadores presentes. "De vocês depende o futuro desse País. Aproveitem essa oportunidade, só assim teremos uma juventude saudável. Se droga fosse uma coisa boa, ninguém iria querer sair. Mas quem está nessa, quer sair. Então, por que entar?"

Placas comemorativas

Os policiais Thiane Patrícia Larghes Garcia, Olísses Ricardo Tarmowski dos Santos, Graziela Ely, César Augusto Silva Gai (por meio do representante Valdir Rodrigues dos Santos.), Aline Mambrum Severo, Paulo César de Athaydes Brando, Ilson Idalécio Marques Kriegger e Silvia Vissott Bitencourt receberam placas comemorativas em nome do Legislativo.

O que é o Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem como base o D.A.R.E. Drug Abuse Resistance Education, criado na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983. Hoje, está presente nos 50 estados americanos e em 58 países, inclusive no Brasil. Aqui, chegou em 1992 por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Embaixada Americana. Em Novo Hamburgo, existe desde 2000 e terá formado mais de 40 mil jovens até o final de 2010.

O Proerd é aplicado a crianças das 4ªs séries do Ensino Fundamental. É estruturado em 10 lições, com a duração de 45 a 60 minutos cada, ministradas por um policial militar fardado. Oferece, em linguagem acessível, atividades interativas, projetadas para estimular a resolução dos principais problemas da fase em que os estudantes se encontram.

25/05/2010