Projeto Ler é Saber obtém reconhecimento público

por admin última modificação 16/10/2020 19h57
Proposta busca incentivar a leitura entre alunos do ensino fundamental

Por iniciativa do vereador Cleonir Bassani, a Câmara homenageou nesta terça-feira, dia 27, participantes do Projeto Ler é Saber, que receberam certificados de reconhecimento ao projeto. A ação, que se iniciou em 2003, tem proporcionado a alunos de escolas particulares, públicas e comunitárias acesso a textos literários e não-literários. Aos professores, o projeto tem possibilitado entrar em contato com textos de diferentes autores e gêneros literários e textuais, instaurando ampla rede de discussões teóricas. <br /><br />Foram homenageados: Miguel Schmitz (diretor da área de Comunidade do Grupo Sinos), Marinês Andrea Kunz (coordenadora do curso de Letras da Feevale), Liane Müller (coordenadora do curso de Letras da Faccat), Daniel Conte (professor da Feevale), Marlene Ressler (coordenadora do curso de Pedagogia da Faccat), Mário Junges (chargista Sinovaldo do Grupo Sinos) e Emerson Baptista (projeto gráfico e editoração do Grupo Sinos). <br /><br />O Ler é Saber surgiu a partir da proposta de Ivar Hartmann, que, preocupado com o analfabetismo funcional e os baixos índices relativos à leitura, procurou a reitoria do Centro Universitário Feevale. Hoje, o projeto está em sua sexta edição. As instituições de ensino superior Feevale e Faccat organizam três fascículos por ano com textos literários, que são impressos pelo Grupo Editorial Sinos. As secretarias municipais e escolas envolvidas adquirem os fascículos e, posteriormente, os distribuem gratuitamente aos alunos do ensino fundamental. <br /><br />A Feevale e a Faccat também oferecem oficinas aos professores, a fim de orientar as atividades de leitura dos textos. Apenas em 2007, 960 professores participaram das oficinas. Também é elevado o número de secretarias municipais que se juntaram ao projeto. Foram 24 em 2003; 41 em 2004; 46 em 2005; 47 em 2006; 49 em 2007; e 45 neste ano. No total houve a impressão de 1.538 fascículos. E até final de 2008 serão impressos mais 250 mil.<br /><br />Em nome dos colegas vereadores, Bassani parabenizou Ivar Hartmann por ter ido à Feevale expor suas idéias e preocupações. "Não foi uma atitude de caráter oficial, vemos uma ação de quem não espera, de quem tomou a iniciativa." O vereador reconheceu a qualidade dos fascículos e ressaltou que a Câmara está à disposição dos organizadores do projeto. "Com conhecimento se faz uma sociedade diferenciada", declarou. <br /><br />O diretor da área de Comunidade do Grupo Sinos, Miguel Schmitz, afirmou que a homenagem do Legislativo tem caráter especial, pois representa a valorização dada ao ensino. Segundo ele, o Ler é Saber busca formar leitores com senso crítico, formadores de opinião que possam pensar a sociedade.<br /><br />Delmar Backes, diretor-geral da Faccat, disse que a proposta é fundamental para a sociedade. "Não há desenvolvimento se não houver capacidade de ler". Ele defendeu como o maior problema a falta de leitura dos adultos e explicou que um dos grandes méritos do projetos é que os alunos levam os textos para dentro de suas casas através dos fascículos. "Ler um livro é olhar para a vida da gente e para a de outras pessoas", declarou, acrescentando que a leitura e o envolvimento com a comunidade são formas de progredir.<br /><br />Para a coordenadora do Curso de Letras da Feevale, Marinês Andrea Kunz, o projeto visa transformar pessoas em cidadãos. "Quem lê pensa sobre si e sobre o mundo, é capaz de mudar a si e ao mundo", concluiu. Marinês e Liane Muller, coordenadora do curso de Letras da Faccat, apresentaram dados sobre o Ler é Saber. Também foi mostrado vídeo com imagens das oficinas e de cerimônias de encerramento do projeto. <br /><br /><br /><br />