24/10/2011 - Vereadores participam de seminário sobre água
A Câmara Municipal de Novo Hamburgo esteve representada no Seminário Internacional da Água, realizado nos dias 20 e 21 de outubro, na Assembleia Legislativa. Os parlamentares Alex Rönnau (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor, e Gilberto Koch, secretário da Comissão de Meio Ambiente, acompanharam os dois dias de debates, dos quais participaram representantes de diversos países.
Segundo Betinho, é preciso se discutir a importância da manutenção da água como um bem público e universal. Ele relatou que, no Rio Grande do Sul, apenas Uruguaiana privatizou o serviço. Além disso, lembrou que, assim como Novo Hamburgo, outras três cidades do Estado municipalizaram o fornecimento: Caxias do Sul, Porto Alegre e São Leopoldo. Gilberto Koch citou também a realização de referendos como ferramenta de consulta popular na França, Alemanha e Itália. A comunidade desses países não concordou com a privatização.
Para Alex, a discussão sobre o modelo de gestão da água vem se tornando cada vez mais constante. "O Rio Grande do Sul não tinha nenhuma cidade com o serviço privatizado. Agora temos Uruguaiana. Isso é um sinal vermelho que se acende", alertou o parlamentar. Ele mencionou que também Argentina, Uruguai e Bolívia, a partir da mobilização popular, barraram a privatização, optando em manter o serviço público. Em alguns casos, de acordo com Alex, como em Paris, o serviço era privado e foi remunicipalizado em 2010, após apelos populares em virtude do aumento do preço do serviço.
O vereador Alex acrescentou que Novo Hamburgo não corre o risco de ter privatizado o serviço. "A água já é um direito universal, não pode ser transformada em um produto comercial", completou.
Entre os destaques do evento, estavam a exposição de André Abreu de Almeida, Diretor-Geral da Fundação France Liberté/Brasil, Cristiana Gallinoni, do Comitê pela Água Pública de Roma/Itália, Maurizio Gubbiotti, Coordenador do Comitê Nacional de Legambiente/Itália, Elizabeth Peredo Beltran e Diretor da Fundação Solon/Bolívia.
O encontro foi realizado pelo Comitê Local de organização do Fórum Social Mundial, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e pelas prefeituras de Porto Alegre, São Leopoldo e Novo Hamburgo, com apoio da Corsan, Dmae, Comusa, Semae e Assembleia Legislativa.