24/03/2011 - Para vereadores, mobilidade requer mais debate

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h57
Questão foi abordada durante audiência pública sobre impactos das obras do trem

O Legislativo hamburguense teve papel relevante na conquista do trem para Novo Hamburgo. Com o início das obras de extensão da linha 1, não cessou o trabalho desenvolvido pelas comissões de obras e especial pró-trensurb, criada em 2004. Na audiência pública para debater as mudanças na infraestrutura do Município com a implantação do trem, realizada nesta quarta-feira, dia 23, os vereadores ressaltaram a importância da participação da comunidade nesse tipo de debate e defenderam um aprofundamento das discussões sobre mobilidade urbana para que o trem e as integrações atendam plenamente as necessidades da população.

Raul Cassel (PMDB) cobrou prazos de execução da obra e fez questionamentos sobre desapropriações, estação terminal, integração do transporte, alargamento do arroio e as mudanças necessárias nas pontes. "O trem é muito importante e muito bem vindo, mas nós carecemos de melhores esclarecimentos". Lamentou não ter tido suas solicitações de pedidos de informações atendidas pela Trensurb. O Superintendente de Expansão da empresa, Humberto Kasper, pediu desculpas em relação aos questionamentos não-respondidos ao vereador Cassel. "Ainda estamos trabalhando em cima dos projetos", explicou.

Volnei Campagnoni (PCdoB) elogiou a chegada do trem, e defendeu que o principal ponto de chegada e de interligação seja na Fenac, onde localiza-se a rodoviária nova. O parlamentar disse que o arroio Luiz Rau é um problema histórico da cidade. "Terão que ser mexidas em todas as pontes em caso de alargamento", comentou. Sobre o impacto ambiental, Volnei teme que as mudanças no arroio agravem o problema de assoreamento do rio. Durante seu pronunciamento, sugeriu um novo canal como proposta alternativa.

Gilberto Koch (PT) lembrou que o Legislativo é palco de "muitas peleias". Citou a importante participação de Ralfe Cardoso e Gilson Thoen, ex-vereadores que integraram a Comissão Pró-Trensurb, e do parlamentar Ito Luciano, co-autor do projeto, juntamente com Thoen, que tornou elevada a linha do trem, impedindo que a cidade fosse dividida pelo traçado dos trilhos. "Claro que há questões pendentes, mas temos um corpo técnico e engenheiros que podem sanar essas dúvidas", disse. Parabenizou a comunidade presente à audiência. E destacou a importância da presença dos parlamentares do município nas comitivas que se reúnem com o TCU e o Ministério das Cidades, em Brasília. Betinho sugeriu ainda que os delegados do Orçamento do Participativo participem das futuras discussões promovidas pela comissão sugerida durante a audiência.

Para Sergio Hanich (PMDB), é preciso entender que hoje a realidade do Município é diferente de 20 anos atrás. Ele pediu a participação de representantes das empresas de ônibus para debater a integração do transporte. O vereador também fez críticas à engenharia de trânsito da cidade. "Se tivéssemos rotatórias, em vez de sinaleiras, seria muito melhor", disse. O parlamentar frisou ainda a importância de se aprofundar o debate a respeito de mobilidade urbana.

Ricardo Ritter – Ica (PDT) declarou estar satisfeito por Novo Hamburgo estar recebendo uma obra dessa magnitude. "Talvez essa seja a maior obra do governo federal no Rio Grande do Sul". Ica falou ainda da importância da conclusão da estação Industrial. Apontou estar preocupado com a questão do vandalismo e depredações dos terminais do trem, indagando à Trensurb se havia monitoramento eletrônico de vídeo para garantir a segurança. O parlamentar recebeu resposta positiva da empresa quanto a essa questão.

O vereador Antonio Lucas (PDT) afirmou que a Trensurb sempre atende aos pedidos da Câmara e do Executivo. Ele disse que faltam apenas alguns esclarecimentos por parte dos engenheiros da prefeitura sobre como será o trânsito e o Paradão.

Para o vereador Jesus Maciel (PTB), a principal questão a ser debatida é a mobilidade urbana. "Precisamos ouvir a comunidade. Precisamos fazer toda a integração na Fenac. Estaremos destrancando o centro de Novo Hamburgo. Há espaço e uma rodoviária ociosa", acrescentou. O vereador do PTB disse que, em breve, haverá a conclusão do viaduto da Rincão, que também provocará impactos na região central.

Carmen Ries (PT) destacou a importância do debate e pediu a participação da população em novos encontros no Legislativo. Relatou que esteve presente a uma audiência sobre mobilidade e transporte. Nessa ocasião, disse ter ficado a par dos planos sugeridos pela administração municipal. A vereadora elogiou a obra e conclamou a comunidade a se fazer presente nesse tipo de discussão.