Jornada Maio de 1968 deve reunir 1,3 mil estudantes

por admin última modificação 16/10/2020 19h57
Palestras se encerrram nesta quarta-feira
"Estudar o ‘Maio de 68’ é fundamental para que os jovens entendam a sociedade contemporânea". Quem garante é o professor francês Robert Ponge, que participou nesta terça-feira, dia 29, do seminário organizado pelo Legislativo para relembrar os 40 anos do levante estudantil. Ponge esteve na França em 1968 durante a greve geral que teve repercussão em todo o mundo. Desde segunda-feira, a atividade organizada pela Comissão de Educação com apoio do Centro Universitário Feevale já reuniu mais de 500 alunos das redes pública e privada hamburguense.

Segundo o vereador Ralfe Cardoso (PSOL), presidente da Comissão de Educação, até esta quarta, dia 30, quando se encerram as atividades, mais de 1,3 mil estudantes devem participar dos debates. "O envolvimento das escolas tem sido muito intenso. Estamos tratando de um tema importante que é pouco abordado em sala de aula", destaca Ralfe. Além dele, participam dos trabalhos os vereadores Soli Silva (PDT) e Anita Lucas de Oliveira (PT). Ainda há aproximadamente 100 lugares para as palestras de quarta-feira à tarde.

O seminário é composto pelo testemunho de militantes de movimentos sociais que vivenciaram o "Maio de 68", membros de movimentos da atualidade e professores do curso de história da Feevale. Os estudantes participam ainda de uma visita guiada à exposição com imagens da época. Entre os palestrantes desta quarta está a advogada portuguesa Marilinda Fernandes, que esteve na Revolução dos Cravos e lutou na resistência à guerra colonial da década de 70 na África. Desde 1984 ela mora no Brasil, atuando na área da seguridade social.


Programação quarta-feira (30/04)

Manhã (8h30min)

- Visita guiada à exposição de imagens

- Mesa Redonda:
Introdução: Alexandre Costa (história UNISINOS)
Testemunho: Ubiratan de Souza
Debatedora: Roswithia Weber (Feevale)

Tarde (14h)

- Visita guiada à exposição

- Mesa Redonda:
Introdução: Jaime Valim Mansan (mestrando em História PUC-RS; história UFRGS)
Testemunho: Wladimir Ungaretti (Professor e Mestre em Comunicação pela UFRGS)
Debatedora: Margarete F. Nunes (Feevale)

Noite (19h30min)

- Visita guiada à exposição

- Mesa Redonda:
Introdução: Israel Dutra (mestrando em educação UFRGS; ciências sociais UFRGS)
Testemunho: Robert Ponge
Debatedora: Luiz Antônio Maronezi (Feevale)