Associação de Danças Gaúchas comemora 30 anos

por admin última modificação 16/10/2020 19h57
Grupo folclórico se apresenta dia 11, no Teatro Paschoal C. Magno.
A sessão plenária desta terça-feira, oito, contou com a apresentação do Grupo Folclórico Novo Hamburgo, acompanhando de músicos e dançarinos, que apresentou duas coreografias de danças gaúchas.

Parte do expediente da sessão foi reservada para registrar o aniversário de 30 anos, atendendo solicitação do vereador Paulo Kopschina. Junto com Ito Luciano, Kopschina assinou projeto que concedeu o título de utilidade pública foi obtido pela Associação em dezembro de 2007.

A Associação de Danças Gaúchas do Grupo Folclórico Novo Hamburgo - ADAGA completa 30 anos neste ano. Da tribuna, Paulo Kopschina ressaltou a expressiva contribuição da entidade na preservação da cultura tradicionalista, saudando o aniversário do grupo.

Renan Schaurich também manifestou-se, prestando sua homenagem ao trabalho sério e competente que a Associação desenvolve, também destacando o valor das nossas tradições.

Toninho Cardoso, presidente da Associação e coordenador do Grupo Folclórico, agradeceu em nome dos tradicionalistas. Lembrou a contribuição de todas as pessoas que passaram pela entidade em seu período de existência, entre eles Adão Bueno, pelo seu trabalho de projeção folclórica.

TEATRO PASCHOAL CARLOS MAGNO
Nesta sexta-feira, 11, às 20h30min, o grupo se apresenta no Teatro Paschoal Carlos Magno para mostrar "aquilo que se é capaz de fazer quando se ama as coisas da nossa terra", como afirmou Toninho Cardoso.

A secretária municipal de Cultura, Helenise Juchen, agradeceu o trabalho desenvolvido pelo grupo e disse que, sendo natural de São Gabriel, ela se sente ainda mais gaúcha ao assistir as suas apresentações .

O grupo representa Novo Hamburgo dentro e fora do Estado, incentivando a cultura gaúcha. Busca divulgar e preservar a cultura gaúcha, a indumentária tradicionalista, além de incentivar o aumento do número de adeptos das nossas tradições em toda a região. Também promove apresentações sem custo a entidades e a escolas da rede municipal de ensino.

A ADAGA absorveu o Grupo Folclórico Novo Hamburgo, fundado em 13 de maio de 1978, oficializado pelo Decreto Lei n° 99/78 de 12 de julho de 1978.

É uma entidade civil de fins não econômicos, com personalidade jurídica de Direito Privado, com patrimônio próprio e tendo como função congregar todos os artistas profissionais e mais os técnicos nos mais variados ramos, desde que ligados exclusivamente à manifestação artística e cultural gaúcha.