23/08/2011 - Tachas e tachões transversais não serão retirados

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 19h57
Projeto de Daniel Schokal que pede cumprimento de resolução do Contran foi rejeitado

Nesta terça-feira, 23, foi rejeitado em primeiro turno o Projeto de Lei nº 64/2011, do suplente Daniel Schokal (PSDB), que dispõe sobre a retirada de tachas e tachões transversais das vias públicas. Segundo o tucano, a proposta está de acordo com a Resolução nº 336 do Contran, editada em 24 de novembro de 2009. A secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana deverá realizar um estudo para colocação de outros redutores de velocidade em locais identificados como de risco. Votaram a favor apenas Gerson Peteffi (PSDB) e Ito Luciano (PMDB).

Schokal lembrou que os redutores do tipo tachas e tachões foram implantados em inúmeros pontos da cidade para conter o excesso de velocidade, mas vêm causando danos aos veículos e transtornos aos condutores. "Além disso, a instalação desses dispositivos está absolutamente proibidos desde o dia 24 de novembro de 2009, conforme Resolução 336 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran. Centenas de pessoas reclamam por essa providência", salientou na justificativa da proposta.

Debate
O projeto foi longamente debatido pelos vereadores. Antonio Lucas (PDT), que é guarda municipal, disse acreditar que os tachões, assim como os outros dispositivos de redução de velocidade, são muito importantes. "Não acho que causem danos aos veículos, quando se anda em baixa velocidade." Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) concordou. "Sou contra o projeto", disse Sergio Hanich (PMDB). Ele apontou que a população pede muitos tachões em busca de segurança." Volnei Campagnoni (PCdoB) também apontou estar descontente com a proposta. "Temos que ter mais educação no trânsito." Gerson Peteffi (PSDB) frisou que o problema são os transversais, que bloqueiam a pista, os outros poderão continuar. "Quero deixar claro que sou a favor das lombadas, que são viáveis." Ito Luciano frisou também ser favorável aos quebra-molas, mas não aos tachões. "Eles só servem para cortar pneus."

23/08/2011

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo no Flickr

Assista à TV Câmara no YouTube

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh



envie por e-mail