Legislativo incentiva doação de órgãos

por admin última modificação 16/10/2020 19h57
Projeto foi aprovado em segundo turno
De autoria do vereador Cleonir Bassani (PSDB) foi aprovado em segundo turno, na sessão desta quinta-feira, 21, projeto de lei alterando a Lei Municipal 31/1998. Na correspondência do Executivo e Legislativo e na publicidade oficial escrita, radiofônica e televisiva desses mesmos órgãos deverá constar o seguinte:

- "Doe Sangue, Doe Órgãos, Doe Medula Óssea, SALVE UMA VIDA".

O objetivo é incentivar a doação, em especial a de medula óssea. O projeto depende da sanção do Executivo

ENGAJAMENTO

O engajamento do Poder Legislativo em campanhas de doação não é novo. Basta consultar esta página, link LEGISLAÇÃO, saúde/diversos para verificar em várias legislaturas a preocupação constante dos vereadores em despertar a população para a cultura da doação de órgãos. A página também apresenta um link com informações e esclarecimentos sobre doação de órgãos.

A Lei Municipal nº 31/98, 19 de maio de 1998, de autoria do ex-vereador Juarez Kaiser, instituiu a inclusão da mensagem - Doe Sangue, Doe Órgãos, SALVE UMA VIDA - em todas as correspondências oficiais e publicidade do Município.

Em 2005, a Lei Municipal 1337, de 07/12/2005, em vigor, determinava a impressão de mensagem "Doe Medula Óssea, Salve Uma Vida, informe-se pelo fone 0800-8832323", nas mensagens e correspondências, em toda publicidade oficial do Município. O projeto é da vereadora Lorena Mayer.

A proposta de Bassani sintetiza o conteúdo da mensagem, aperfeiçoando a comunicação.