22/02/2011 - Nova Central de Polícia deverá ser referência no RS
A convite do presidente Leonardo Hoff (PP), o vereador suplente da bancada do PMDB e comissário de polícia Jorge Luz falou sobre as obras da Central de Polícia na sessão desta terça-feira, 22. Ele frisou, logo no início de sua fala, que a estrutura será importante para toda a região, pois ocorrências de outras cidades são atendidas em Novo Hamburgo – o público alvo são cerca de 270 mil pessoas.
Luz afirmou que Central de Polícia hamburguense é um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul. "Será uma das melhores, em todos os sentidos." Segundo ele, o objetivo é integrar a polícia, racionalizar e modernizar os ambientes de atendimento ao público. As obras estão sendo feitas com investimento do Governo Estadual, da Prefeitura (que cedeu o prédio), da Câmara Municipal e da iniciativa privada. "Faltam cerca de R$ 50 mil reais para a conclusão – já foram arrecadados R$ 120 mil", disse.
A nova central ficará no prédio da antiga Prefeitura, em frente à Praça da Bandeira, e deve abrir as portas à população em março. No local, funcionarão quatro delegacias, inclusive a voltada às mulheres. "A infraestrutura é muito boa", salientou Luz. São 140 metros de área construída, com gerador de energia e sistema de climatização. "Hoje, quando falta luz, a pessoa precisa esperar para poder fazer a ocorrência. E quem for à central atual passará calor ou frio, pois não existe climatização adequada." Outra melhoria será uma entrada específica para os presos, para que eles não tenham que passar pelas vítimas e testemunhas, como ocorre atualmente.
No início do mês, Luz havia participado de uma reunião com a Mesa Diretora sobre este tema. Na ocasião, Hoff pediu que as informações sobre a Central de Plícia fossem apresentadas a toda a comunidade, em uma sessão plenária. No final, Luz agracedeu o apoio que a Casa tem dado a este projeto.
Elogios e questionamentos
Raul Cassel (PMDB) parabenizou Luz pelo trabalho. "É o tipo de serviço ao qual só damos valor quando precisamos." Jesus Maciel (PTB) também elogiou a ação, e questionou sobre mudanças no trânsito e ampliação do passeio público em frente ao prédio. Luiz Carlos Schelrte (PMDB) perguntou qual a previsão da inauguração do prédio. "O término contratual é final de abril", disse Luz, frisando que houve contratempos. "Mesmo assim, esperamos que seja final de março." O presidente Leonardo Hoff afirmou que é um orgulho para os cidadãos ter uma polícia tão engajada na melhoria.
Sergio Hanich (PMDB) quis saber sobre verbas que seriam repassadas para a obra e não foram. "Foi repassado o dinheiro desta Casa?" Luz respondeu que não. No final de cada ano, os recursos destinados ao Legislativo e não utilizados são devolvidos ao Executivo. Os vereadores podem sugerir áreas para aplicação dessas verbas. Contudo, a Prefeitura não fica obrigada a seguir a solicitação. "Temos que fiscalizar e ver onde gastaram."