Palestrante contesta laboratórios de informática

por admin última modificação 16/10/2020 19h56
Sexto painel do Ciclo de Palestras sobre Educação ocorreu na terça
O sexto painel do Ciclo de Palestras sobre Educação abordou nesta terça, dia 20, os reflexos dos mundos virtuais na educação. Segundo a palestrante, a Drª. Eliane Schlemmer, muitos especialistas na área dizem que o futuro será reservado à educação à distância. Durante a palestra A Geração eh Web. E o professor?, realizada no plenário da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, a professora apontou que considera equivocada a idéia de laboratórios de informática nas escolas e universidades:

- Os computadores tinham que estar na sala de aula.

Após a exposição da palestrante, o painel foi aberto à participação do público. A iniciativa dos debates é da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. Compareceram os vereadores Ralfe Cardoso (presidente da comissão), Anita Lucas de Oliveira (secretária) e Soli Silva (relator). O mediador foi o jornalista Maurício Carvalho.

A última palestra está prevista para o dia 11 de dezembro. O professor Dr. Solon Viola tratará do tema Diálogos entre Educação e Direitos Humanos.

Currículos:

Professora Drª.Eliane Schlemmer
Em 2002, concluiu o Doutorado em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Tese - AVA: Um Ambiente de Convivência Interacionista Sistêmico para Comunidades Virtuais na Cultura da Aprendizagem). É Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (Tese - A Representação do Espaço Cibernético pela Criança, na Utilização de um Ambiente Virtual). Em 1992, formou-se em Informática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GP e-du UNISINOS/CNPq (http://www.unisinos.br/pesquisa/educacao-digital/), no qual atualmente desenvolve as pesquisas "A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NA INTERAÇÃO COM O AVA EM MUNDOS VIRTUAIS: Percepções e representações" (coordenadora) e aprendizagem com Mobilidade no contexto organizacional.


Mediador Maurício Carvalho

É formado em jornalismo pela Unisinos, em 1999, e trabalha na área de comunicação desde 1996. Sua primeira experiência foi como repórter do Jornal VS, de São Leopoldo, trabalhando nas editorias de Polícia, Geral, Esporte e Variedades. No diário leopoldense era responsável por uma página diária de Cultura e por um caderno semanal, enfocando música, programação e arte.

Em 1999 começou a trabalhar no Jornal NH, onde trabalhou como repórter da área cultural e criou o Caderno Bah!, voltado para o público jovem, que editou até 2002, quando saiu do NH para criar o Jornal O Polvo, igualmente focado no leitor adolescente/estudantil, onde permanece como diretor e editor há cinco anos.