Se você conhece alguma criança com câncer, procure a AMO

por admin última modificação 16/10/2020 19h56
Associação que trata do câncer infantil divulga trabalho
A pedido do vereador Gerson Peteffi, a Tribuna Popular da sessão desta quinta-feira, 8, foi utilizada pelo médico Valdir Marquês de Souza, presidente da AMO - Associação de Assistência ao Menor em Oncologia, que divulgou as atividades desenvolvidas pela entidade.



A sede da AMO está localizada na Rua Vidal Brasil, nº 1697, Bairro Canudos, em Novo Hamburgo.
Fone - 3582 - 4800
Portal na Internet - www.amocriança.com.br
Endereço eletrônico - amo@amocriança.com.br

Tudo começou em 1988, quando a responsável pela loja Mac Donald’s de Novo Hamburgo tentou fazer com que a verba arrecadada no Mac Dia Feliz revertesse em favor do município de Novo Hamburgo. Era preciso criar uma associação e foi feita uma fusão com o Hospital São Rafael, o Instituto do Câncer Infantil do RGS, a Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Secretaria Municipal de Saúde. Daí nasceu a Associação, que vai comemorar 10 anos em 2008.

A AMO atende 48 crianças em Novo Hamburgo e oito em São Leopoldo. Os serviços são todos gratuitos e envolvem desde a consulta até exames. Oferece transporte, medicamentos, tratamento e acompanhamento. O atendimento é multidisciplinar e envolve atividades recreativas, buscando assegurar qualidade de vida para crianças e familiares. Basta que uma criança tenha suspeita da doença, o que se pode ser detectado em consulta num posto de saúde, para que seja encaminhada imediatamente à sede da AMO. O tratamento pode ser iniciado em 15 ou 20 dias após o diagnóstico. Essa celeridade é fundamental no tratamento da doença, assim como o diagnóstico precoce.

O trabalho é voluntário e conta com a parceria de médicos e colaboradores, além do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul.Os recursos financeiros vêm do programa Mac Dia Feliz, desenvolvido anualmente pela rede de lojas Mac Donald’s, e também de várias atividades que a entidade promove durante o ano. Entre estas está a campanha da nota solidária, do governo estadual.

Ao final da manifestação do dr. Valdir Marquês de Souza, que contou com a apresentação de um vídeo institucional da entidade, vários vereadores fizeram seus questionamentos e apresentaram sugestões.