21/07/2011 - Câmara engajada em campanhas de doação de órgãos

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 19h56
Tema é preocupação dos vereadores de diversas legislaturas

O Legislativo de Novo Hamburgo está engajado em campanhas de doação de órgãos e tecidos há anos. O tema tem despertado a preocupação dos vereadores de diversas legislaturas. Além de ser tema da proposta de Ito Luciano, o assunto já foi tratado em projetos do suplente Daniel Shokal e dos ex-vereadores Juarez Kaiser, Darwin Kremer, Cleonir Bassani e Lorena Mayer.

A Lei Municipal 2.024, de 2009, institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea, que ocorre, anualmente, na última semana de agosto. Essa proposta de 2009 é de autoria do vereador suplente Daniel Schokal.

A ex-vereadora Lorena Mayer manifestou-se várias vezes sobre a importância da doação de medula óssea, trazendo médicos para explicar o processo de doação. A obrigatoriedade do uso da frase "Doe Medula Óssea, Salve uma Vida, informe-se pelo fone 0800-8832323" nas correspondências oficiais e na publicidade escrita, falada e televisiva do Município de NH, foi determinada pela Lei Municipal 1337/2005, de autoria de Lorena Mayer. Essa legislação foi revogada pela Lei Municipal n° 1785/2008, na qual foi determinado o uso da mensagem "Doe Sangue, Doe órgãos, Doe Medula óssea, SALVE UMA VIDA".

Darwin Kremer obteve aprovação para a Lei 1110/2004, de sua autoria, determinando que a doação de órgãos e sangue seja permanentemente incentivada no município de Novo Hamburgo.

O ex-vereador Juarez Kaiser também obteve aprovação para a Lei Municipal 031/1998, estipulando que em todas as mensagens e correspondências oficiais do Município esteja grafada a mensagem "Doe Sangue, Doe Órgãos, SALVE UMA VIDA".

A Câmara Municipal, no seu conjunto, já abraçou a campanha da doação de órgãos, promovendo seminários e divulgando informações junto à comunidade. Acesse o linksobre doações, nesta página, e obtenha mais dados.