03/05/2010 – Solene homenageia 25 anos da Trensurb

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h56
Sessão ocorreu nesta segunda-feira
03/05/2010 – Solene homenageia 25 anos da Trensurb

Betinho e diretor-presidente da Trensurb

"Diferentemente das outras cidades, Novo Hamburgo não ganhou o trem. Novo Hamburgo conquistou o trem". Assim teve início o discurso de agradecimento do diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha, à homenagem pelos 25 anos da empresa, completados em 2 de março. A data foi lembrada, nesta segunda-feira, dia 3, durante sessão solene na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. A solenidade foi proposta pelo vereador Gilberto Koch (PT), presidente da Comissão Especial Pró-Trensurb.


O ato, conduzido pelo presidente do Legislativo, Jesus Maciel, contou também com a participação do prefeito Tarcísio Zimmermann, e do deputado estadual Ronaldo Zülke, representando o presidente da Assembléia Legislativa. Compareceram ainda à sessão os vereadores Matias Martins, Alex Rönnau, Carmen Ries, Ricardo Ritter – Ica e Vladi Lourenço.


Ao longo da trajetória da Trensurb, por muitos anos o município de Novo Hamburgo buscou ser beneficiado diretamente com o serviço oferecido pela empresa. A luta e conquista da extensão do trem até a cidade pautou grande parte dos discursos. Em seu pronunciamento, o vereador Gilberto Koch (PT), autor do requerimento que propôs a homenagem, destacou que a Trensurb ajudou a mudar a vida dos trabalhadores e estudantes da Região Metropolitana que utilizam o serviço como alternativa de transporte coletivo.


"Ressaltamos o empenho do povo de Novo Hamburgo, que lutou muito por esta conquista. Sinto-me orgulhoso de ter participado dessa peleia junto com a Câmara de Vereadores". O parlamentar acrescentou que a história da Trensurb foi marcada por êxitos e conquistas.


Marco Arildo Prates da Cunha, primeiro funcionário de carreira a tornar-se presidente da Trensurb, relatou que ingressou na empresa no mesmo ano de sua criação. Para tornar mais rápido o trajeto Porto Alegre-Novo Hamburgo, afirmou que oito trens novos já estão garantidos. Conforme ele, a intenção é que os 23 veículos da frota sejam renovados.


Revelou que, após sucessivos fracassos, quase desistiu da luta pela extensão do trem. "Teve um momento nesses seis anos, que estava quase jogando a toalha. Era derrota atrás de derrota no TCU (Tribunal de Contas da União)". Segundo Marco Arildo, a ideia de se coletar um abaixo-assinado deu novo gás a batalha. "Recordo-me da entrega de 60 mil assinaturas, do semblante do presidente do TCU", disse. Lamentou não cumprir o cronograma original de entrega da primeira estação, previsto inicialmente para setembro, mas que só deve ocorrer em dezembro. Citou o papel importante do Grupo Pensando Novo Hamburgo, presidido por Plácido Crescente, dos parlamentares da Comissão Especial Pró-Trensurb, citando Gilberto Koch e o ex-vereador Ralfe Cardoso.


PARLAMENTARES EXALTAM OBRA DE EXTENSÃO


O presidente do Legislativo, Jesus Maciel, disse que o Legislativo se sente honrado em prestar essa homenagem. Destacou que com a chegada do trem a Novo Hamburgo em 2010 a cidade crescerá. "Foi uma luta constante da comunidade, do poder público e de diversas entidades".


O vereador Matias Martins (PT) elogiou o diretor-presidente da Trensurb por ser um administrador acessível. O parlamentar destacou que com a extensão da linha 1 os hamburguenses terão acesso a um transporte limpo e a uma passagem mais barata. Reiterou que a comunidade de Novo Hamburgo está de parabéns por ter lutado para ver seu sonho concretizado. "Estamos aguardando ansiosos a inauguração da primeira estação", concluiu.


Ricardo Ritter – Ica (PDT), presidente da Comissão de Obras, mostrou-se impressionado com o ritmo acelerado da extensão da linha 1. Em sua exposição, disse que governos passados cometeram um erro político e estratégico ao privilegiarem o transporte rodoviário. "Isso nos causa uma sério prejuízo de vidas, só nesse fim de semana foram 20 mortos".


Assim como Ica, o deputado estadual Ronaldo Zülke falou sobre a necessidade de se modenizar a frota de trens para que o trajeto seja feito em menos tempo, cerca de 40 minutos no percurso Porto Alegre-Novo Hamburgo. Parabenizou toda a equipe diretiva da Trensurb pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. "Estamos comemorando 25 anos de um transporte público seguro e de qualidade".


APERFEIÇOAMENTO DO PROJETO


O prefeito Tarcísio Zimmermann lembrou a luta dos funcionários da Trensurb contra a privatização. De acordo com ele, graças a isso é possível que a população usufrua um transporte público eficiente e de preço acessível. O prefeito aproveitou a oportunidade para citar alguns ajustes necessários à obra de extensão. Tarcísio lembrou que o projeto foi feito há 15 anos e que no transcorrer desse período as regiões por onde passarão os trilhos do trem se modificaram. Como exemplo, mencionou o bairro Industrial, que deveria ter uma estação, em função de sua expansão. Sugeriu ainda o aumento da calha do Arroio Luiz Rau, para que as águas não prejudiquem o funcionamento da futura estação Fenac. Também propôs adaptações à estação Novo Hamburgo, situada no Centro, para que se integre de forma harmônica ao shopping e à região.


VÍDEO E VERSOS


Durante a solenidade, foi exibido um vídeo, produzido pela TV Câmara, com informações sobre o trabalho dos vereadores, da Comissão Especial Pró-Trensurb e da comunidade hamburguense na luta pela extensão da linha 1 até Novo Hamburgo. Presente à homenagem, o ex-vereador Arabi Rodrigues recitou versos para marcar a data.


TRIBUNA DE HONRA


Assistiram à solenidade Lino de Negri, secretário de Obras e Serviços Públicos, Ricardo Michaelsen, Presidente da Fenac, Danilo Oliveira da Silva, diretor-presidente da Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR), Gilson Peixoto de Souza, diretor-administrativo da Comur, e Clemente Krechowieki, gerente regional dos Correios, entre outros.