20/07/2010 - Irmão Antônio Bortolini será nome da UPA de Canudos

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h56
Homenagem foi proposta por Alex Rönnau e aprovada em 1º turno

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada na avenida Vitor Hugo Kunz, em Canudos, poderá ganhar o nome do irmão marista Antônio Bortolini. O projeto de Alex Rönnau (PT) e Gilberto Koch (PT) que denomina o local foi aprovado em primeiro turno, por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 20.

Educação e saúdee
Segundo os autores da proposta, Bortolini mudou-se para Canudos em 1978, com o objetivo de trabalhar ao lado da comunidade - e assim ajudar a melhorar a qualidade de vida no local. "As crianças estudavam até os 14 anos, depois abandonavam a escola para ajudar a manter a casa", aponta. "A principal ideia dos religiosos era fazer com que os moradores buscassem melhorias por meio da educação." Além disso, Bortolini, em parceria com o hospital São Lucas da PUC, iniciou um trabalho de prevenção na área da saúde, levando médicos voluntários ao bairro.

História
Alex lembrou que, na década de 60, o setor coureiro-calçadista estava no auge da produção, gerando demanda de empregos. Com isso, muitas pessoas vieram a Novo Hamburgo em busca de trabalho. "Entretanto, a incapacidade de assimilar um contingente de trabalhadores que não possuíam conhecimentos técnicos resultou em um problema social", frisa. Nesse período, salienta o petista, Canudos tornou-se o maior bairro urbano da cidade.

20/07/2010